domingo, 29 de dezembro de 2013

Macaé terá esquema especial para festas de fim de ano

27/12/2013 17h57 - Jornalista: Carlos Fernandes e Tatiana Gama

Foto: Rogério Peccioli
Prefeituraprepara os locais que receberão os shows de fim de ano
A programação especial para comemorar a chegada do Ano Novo em Macaé, que já começa com o Pré-Réveillon neste sábado (28), deve atrair um grande público nas atrações em diversos bairros e região serrana, além da tradicionalqueima de fogos na Praia dos Cavaleiros. Diante da expectativa, a Secretaria de Mobilidade Urbana preparou esquema especial a fim de garantir um bom funcionamento do trânsito nas vias de acesso aos locais dos eventos.


Um efetivo de 76 agentes de trânsito e seis fiscais de transporte estará mobilizado para manter a fluidez no trânsito, orientar os condutores para que estacionem em locais permitidos e ordenar os cruzamentos, além de orientar os pedestres. Serão utilizadas viaturas, motocicletas e reboques baseados em pontos estratégicos.

O esquema especial de trânsito terá início no sábado (28), a partir das 17h. Durante o dia, as equipes de fiscalização já estarão posicionadas para manter a organização do trânsito na orla da praia de Imbetiba. As ações continuam no dia 31 (terça-feira), a partir das 7h, com os agentes de trânsito e fiscais de transporte posicionados nos locais dos shows e mantendo a organização do trânsito na orla das praias, além das vias principais de acesso à cidade.

Os agentes estarão distribuídos de acordo com a estimativa de público e complexidade do local do evento. Além disso, algumas ruas também passarão por alterações no esquema de tráfego:

- Imbetiba (28/12): A Avenida Elias Agostinho com a Avenida Agenor Caldas e a Avenida dos Jesuítas com ruas do Sacramento, Dr. Bueno e Luiz Belegard serão bloqueadas. A chegada e a saída do evento poderão ser feitas pela Rua Abílio Moreira de Miranda e Avenida Agenor Caldas. Para este evento, serão mobilizados seis agentes de trânsito.

- Lagoa (31/12): As vias que dão acesso à marginal da Lagoa serão bloqueadas na altura da rua Anfilófio Trindade, local por onde será feita à chegada ao evento. Já a saída será feita pelas ruas José Henrique da Silva e José Passos de Souza Junho (orla), seguindo até a Rua Itaipú (Hotel Blue Tree), que dá acesso a RJ-106. Serão mobilizados 27 agentes para o local.

- Cavaleiros (31/12): Não haverá bloqueio viário no bairro Cavaleiros. Os agentes estarão na orla fiscalizando com o objetivo de coibir o estacionamento irregular, manter a segurança e fluidez do trânsito, além de auxiliar os pedestres na travessia da RJ-106, próximo a cabine da Polícia Militar. Para isso, estarão a postos dez agentes.

- Barra (31/12): A equipe composta por oito agentes estará voltada à organização do trânsito, como travessia de pedestres e, ainda, coibir o estacionamento irregular.

- Bar do Coco (31/12): A equipe composta por 16 agentes estará voltada à organização do trânsito, como travessia de pedestres e, também, coibir o estacionamento irregular.

- Lagomar (31/12): A equipe composta por três agentes estará voltada à organização do trânsito, como travessia de pedestres e coibir o estacionamento irregular.

- Glicério (31/12): A equipe composta por três agentes estará voltada à organização do trânsito, como travessia de pedestres e coibindo o estacionamento irregular.

- Sana (31/12): A equipe composta por três agentes estará voltada à organização do trânsito, como travessia de pedestres e coibindo o estacionamento irregular.



Alerta

A Secretaria de Mobilidade Urbana lembra que os condutores deverão localizar ruas com estacionamentos permitidos, procurando sempre respeitar a sinalização e os portões de garagem. Caso estas condições não sejam respeitadas, os veículos estarão sujeitos ao reboque. Além disso, os pedestres só devem fazer a travessia das vias em locais seguros ou onde houver agentes de trânsito. É importante que sejam respeitadas as orientações e toda sinalização implantada.



Defesa Civil

A Defesa Civil informa que a expectativa é que o réveillon de Macaé irá receber cerca de 37 mil pessoas, nos sete palcos montados na cidade, sendo dois na região serrana. Para isso, serão disponibilizados 30 agentes do órgão que estarão munidos de equipamentos, como extintores de incêndio, em pontos estratégicos próximos aos palcos. 

O objetivo é proporcionar segurança ao público e, ainda, atuar nas proximidades das restingas, em casos de princípios de incêndio. Outra atuação será vistoriar os pontos onde serão realizadas a queima de fogos de artifício. Também haverá inspeção nos palcos após a montagem das estruturas.

Na Lagoa de Imboassica, estão sendo esperadas cerca de 15 mil pessoas para o show da virada. No local, haverá 10 agentes da Defesa Civil. A praia Barra tem a expectativa de receber 10 mil pessoas e foram disponibilizados sete agentes. A festa também acontecerá no Bar do Coco e Lagomar, bairros que devem receber 2 mil pessoas, cada um. Os locais receberão dois agentes da Defesa Civil.

Já em Imbetiba, a previsão é que 4 mil pessoas prestigiem o evento. A praia contará com três agentes da Defesa Civil. No Sana e Glicério, região serrana do município, são aguardadas 2 mil pessoas em cada localidade, que receberá três agentes.



Guarda Municipal

A Secretaria de Ordem Pública montou um esquema especial para este fim de ano. Ao todo, serão 80 agentes da Guarda Municipal e seis viaturas distribuídos nos seguintes locais: Imbetiba (sábado, dia 28), e nos dias 31, na virada de ano, na Lagoa, Imbetiba e Barra de Macaé, além dos distritos de Glicério e Sana. No Bar do Coco e Lagomar, a Polícia Militar estará presente exclusivamente.



Saúde

Para garantir o atendimento de emergências, a Prefeitura de Macaé, por meio da secretaria de Saúdepreparou um esquema especial para Imbetiba no sábado (28) e os shows do Réveillon na terça-feira (31). Uma equipe formada por 70 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, maqueiros, motoristas e auxiliares de serviços gerais estarão distribuídos em diversos pontos da cidade e região serrana. 

Na Lagoa de Imboassica, Barra e Bar do Coco, serão montados postos médicos com consultórios e ambientes para repousos. Cada local receberá duas ambulâncias. Além disso, haverá suporte das UPAs da Barra e do Lagomar, pronto socorro do Aeroporto e Serviço de Emergência 192, que já tem cobertura na região serrana, e conta com cinco ambulâncias. O bairro Imbetiba terá suporte pelo pronto socorro e uma ambulância. 

Os distritos do Frade, Glicério e Córrego do Ouro, receberão uma ambulância, cada. A região da serra do município também terá o apoio do Hospital Público Municipal da Serra, localizado em Trapiche. 

Os casos mais graves serão encaminhados para o Hospital Público Municipal (HPM).

Nenhum comentário:

Postar um comentário