segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Saneamento: Prefeitura faz balanço das ações de 2013

27/12/2013 17h24 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Ana Chaffin
Investimentosem 2013 se concentraram nas principais necessidades da população: mobilidade, saúde, educação e saneamento
Investimentos na implantação de sistemas de coleta e tratamento de esgoto: Macaé saiu de 0% em janeiro para 30%, atualmente. Em abril de 2014, a cidade terá 40% do esgoto coletado e tratado, beneficiando mais de 60 mil pessoas diretamente, e a toda a população macaense, de forma indireta.


ETE do Mutum - primeira a funcionar

Prefeitura dividiu a cidade, para orientar e organizar os investimentos em saneamento básico, em duas áreas, sul e norte, com quatro grandes subsistemas: Mutum, Centro, Aeroporto e Lagomar.

Como primeira ação, foi recuperada e entrou em funcionamento a Estação de Tratamento de Esgoto(ETE) do Mutum, que hoje capta e trata 20 litros de esgoto por segundo. Essa ETE está sendo ampliada, e vai captar e tratar 40 litros por segundo a partir de janeiro de 2014, atendendo às localidades de Mirante da Lagoa, Jardim Guanabara, São Marcos, Morada das Garças, entre outras, todas situadas no entorno da Lagoa de Imboassica. Essas ações contribuem com a despoluição dessa lagoa, importante corpo hídrico macaense.

Para sanear a área de atendimento da ETE do Mutum estão em andamento as obras de 14 quilômetros de rede nova, renovação da rede existente, 1.342 ligações domiciliares, 2 km de coletores tronco, 3 km de linhas de recalque, atendimento a 7.240 habitantes, seis estações elevatórias, duplicação da estação de 20 l\s para 40 l\s, com eficiência no tratamento de 97%. 



ETE do Engenho do Praia recuperada e operando com sucesso


Continua em plena operação, desde o dia 25 de novembro, a ETE do Engenho da Praia, mais uma estação de tratamento de esgoto que estava inoperante e danificada e que foi recuperada e colocada em atividade pela Prefeitura. Com essa ação, o município de Macaé atingiu a marca de 10% de esgoto coletado e tratado pela primeira vez em sua história, avançando no saneamento básico.



Construção de duas ETE na Região Serrana

A Empresa Pública Municipal de Saneamento (Esane), responsável pelas ações de saneamento nos distritos da serra macaense, contratou uma empresa especializada para a implantação de duas Estações de Tratamento de Esgoto para os distritos de Glicério e do Sana.

Cada ETE terá a vazão de 5,0 litros de esgoto por segundo (l/s) com capacidade de atendimento de 2.500 moradores e vão substituir as atuais ETE de Glicério (operando parcialmente desde julho de 2013) e a do Sana (desde março de 2013), corrigindo definitivamente a situação de abandono dos equipamentos de tratamento de esgoto encontrada no início do ano.



Recursos do Ministério das Cidades

Ainda em dezembro, estão sendo entregues os documentos técnico/legais, para a efetiva contratação dos recursos de R$ 12,1 milhões, junto a Caixa Econômica Federal (CEF) / Ministério das Cidades para a implantação definitiva dos três sistemas de abastecimento completos de água para os Distritos de Glicério (inclusive as localidades de Óleo e Trapiche), Frade e Sana.



Força-tarefa de prevenção reduz entupimentos de esgoto

A prefeitura iniciou, em maio, um Programa de Rotas Preventivas, estabelecendo uma rotina de inspeção para localizar e desobstruir as tubulações, evitando que o esgoto extravase ou retorne para os imóveis. Em quatro meses, o Serviço de Atendimento ao Público da empresa registrou uma queda de 73% nos pedidos de desobstrução de rede pública.

Uma equipe de 24 operadores está envolvida no Programa de Rotas Preventivas, utilizando seis caminhões hidrojatos e um a vácuo. No total, as equipes percorrem 52 rotas realizando este trabalho que reduz o volume de esgoto nas redes consideradas críticas.



Confira também as seguintes retrospectivas:

Prefeito

Educação

Obras

Habitação

Administração

Saúde

Mobilidade Urbana

Nenhum comentário:

Postar um comentário