segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Búzios está pronta para receber visitantes da alta temporada
Por Ascom Búzios em 19/12/2013
A Prefeitura de Búzios informa que o município segue se recuperando, rapidamente, dos danos causados pela chuva forte que caiu na madrugada desta quarta-feira, dia 18. O último boletim divulgado pela Defesa Civil, nesta quinta-feira, constata que o número de pessoas desalojadas caiu para 24 e que há apenas duas casas interditadas, devido aos danos causados pela tempestade. Os desalojados estão abrigados, temporariamente, na Escola Municipal José Pereira Neves Junior, em Cem Braças.

O volume de água da chuva de quarta-feira foi o maior registrado em Búzios, nos últimos 17 anos. O dado foi registrado pela estação meteorológica instalada no campo de golfe da cidade, a qual constatou que o volume de água gerado pela chuva de ontem chegou a cerca de 180 milímetros. O dado aponta que, em apenas duas horas de chuva, o volume registrado foi 60 milímetros superior à média registrada nos meses de dezembro nos últimos cinco anos. A média anual registrada em Búzios é de aproximadamente 800 milímetros.

Nas primeiras horas da manhã de ontem, o Prefeito André Granado chegou a formalizar um decreto que colocava Búzios em Situação de Emergência. Contudo, após laudo da Defesa Civil e os técnicos da Prefeitura constatarem que a situação do município estava se normalizando, o município segue, apenas, em estado de atenção.

Tratores, caminhões e uma equipe de aproximadamente 260 pessoas trabalharam, sem descanso, pela recuperação da cidade. Dentre os bairros afetados pela chuva, apenas o bairro de Cem Braças ainda possui alguns pontos de alagamento, embora não existam mais riscos de desabamentos. Também as vias anteriormente interditadas já foram liberadas. Durante toda a quarta-feira, o Prefeito André Granado visitou, com sua equipe, as áreas mais afetadas, prestando assistência e orientando a população sobre os cuidados necessários para amenizar os efeitos da tempestade.

O Prefeito reforça que, apesar da chuva desta semana, a cidade está preparada para o verão e já começa a receber muitos turistas para as festas de fim de ano:

“A chuva forte que caiu na quarta-feira causou danos à cidade, que, contudo, já estão sendo revertidos. Nossas equipes continuam trabalhando para deixar a cidade pronta para o verão. O comércio, as pousadas e os hotéis voltaram a funcionar normalmente já nesta quinta-feira”, afirmou o prefeito.

Neste sábado, dia 21, a cidade abrirá as festividades de fim de ano com a apresentação da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB). O evento, gratuito, está marcado para às 20h, no Campo da SEB (Centro da cidade). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário