sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Prefeitura e governos estadual e federal Entregam 460 apartamentos no Terra Nova

Publicado em 20 dezembro de 2013
 
Alegria da criançada com as novas casas e áreas para diversão
Alegria da criançada com as novas casas e áreas para diversão
Um dia de festa e emoção. Assim as 460 famílias que haviam perdido seus imóveis no evento climático de 2011 receberam seus apartamentos no Condomínio Terra Novo, no Bairro Novo. A solenidade de inauguração aconteceu nesta sexta-feira, 20, com as presenças do ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, do governador e vice-governador, Sérgio Cabral e Luiz Fernando Pezão, respectivamente, e o prefeito Rogério Cabral. 
 
Com o novo lote de imóveis, os governos municipal, estadual e federal contabilizam este ano a entrega de 946 imóveis para famílias que perderam seus imóveis no evento climático de 2011:  776 apartamentos no Bairro Novo, 96 apartamentos construídos pelo programa “Minha Casa, Minha Vida” em Conselheiro Paulino e 50 casas no Parque das Flores. A previsão é que mais 1.360 unidades no Bairro Novo, em fase de construção, sejam entregues em junho de 2014.        
 
Governador Sérgio Cabral discursa na entrega de uma das chaves
Governador Sérgio Cabral discursa na entrega de uma das chaves
A inauguração dos 460 apartamentos foi informal. As autoridades presentes dispensaram o palanque oficial e se misturaram entre as famílias agraciadas com os imóveis. De improviso, fizeram os discursos em cima de uma cadeira. Cinco famílias foram escolhidas para representar as demais e receberam simbolicamente as chaves do imóvel das mãos do ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, do governador Sérgio Cabral e vice-governador Luiz Fernando Pezão, do prefeito Rogério Cabral e ainda da superintendente da Caixa Econômica, Marcele Sardinha. Muitos aplausos e agradecimentos em todos os discursos. 
 
O prefeito Rogério Cabral deu o tom aos demais discursos lembrando a importância da parceria entre os governos municipal, estadual e federal para a reconstrução de Nova Friburgo. Ele lembrou que o município se transformou “em um verdadeiro canteiro de obras” disse se referindo não apenas aos apartamentos do Terra Nova, mas também às obras de encostas, macrodrenagem dos Rios Bengalas e Córrego Dantas e outros tantos convênios em execução. 
 
Prefeito Rogério: Nova Friburgo se transformou em um verdadeira canteiro de obras
Prefeito Rogério: Nova Friburgo se transformou em um verdadeira canteiro de obras
“O povo de Nova Friburgo sabe reconhecer quem trabalha pela cidade. A quantidade de imóveis entregues este ano já supera o número de imóveis populares construídos no passado. Estamos superando as dificuldades e avançando para atender as carências da população”, disse Rogério Cabral. 
 
O vice-governador também destacou a parceria dos três governos. Pezão afirmou que “às vezes, fazem críticas sobre a demora nas obras, mas o que precisa ficar claro é que um empreendimento do porte do Terra Nova na iniciativa privada demoraria, em média, mais de quatro anos para ser realizado e o poder público está fazendo com a metade do tempo”, acentuou. “Uma obra de qualidade que dará dignidade às famílias”, acrescentou. 
 
Inauguração do Condomínio Terra Nova
Inauguração do Condomínio Terra Nova
O ministro das Cidades, que representou a presidenta da República Dilma Rousseff, considerou a entrega dos apartamentos como um momento especial. Aguinaldo Ribeiro lembrou a dificuldade de encontrar uma área segura para a construção dos imóveis. “Estamos empreendendo esforços para vencer barreiras burocráticas e liberar as verbas necessárias”, afirmou. 
 
O governador Sérgio Cabral encerrou a solenidade anunciando a desapropriação de uma área anexa ao Terra Nova onde serão construídos equipamentos públicos (escola, creche, posto policial, quadra poliesportiva) para atender as famílias do condomínio residencial. “Temos trabalhado em conjunto para reduzir a miséria em todo o Estado, oferecendo uma vida mais digna à população. Nova Friburgo hoje tem uma economia muito mais forte que antes da tragédia”, encerrou.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário