sábado, 28 de dezembro de 2013

Transporte público é a opção para o Ano Novo em Copa

Ônibus, metrô e trens terão esquemas especiais para chegada e saída nos dias 31 e 1º

O DIA
Rio - A prefeitura recomendou ontem às pessoas que vão passar o Réveillon em Copacabana que utilizem transporte público, bicicleta ou o deslocamento a pé. Carros particulares não serão uma opção, já que o estacionamento será proibido e os acessos a região serão totalmente fechados das 22h do dia 31 até às 5h do dia 1º, inclusive para ônibus e táxis. Uma hora a mais do que no ano passado. As interdições parciais começarão a partir das 7h do dia 31.
Foto:  Arte: O Dia
O metrô deverá ser utilizado nas estações Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos, Cantagalo e General Osório, nos horários marcados nos cartões especiais. Já a SuperVia funcionará 24 horas. Serão oferecidos trens extras durante toda a madrugada do dia 1º, com partidas da Central do Brasil para os ramais Saracuruna, Japeri e Santa Cruz. Quem for de ônibus terá mais de 80 linhas na chegada, até às 22h. Na saída, os usuários deverão se dirigir às áreas de embarque na Enseada de Botafogo, na Lagoa, na Avenida Vieira Souto, na Real Grandeza e Rua General Polidoro.
Segundo o presidente da Riotur, Antonio Pedro, são esperadas 2,5 milhões de pessoas para a festa, o mesmo número do ano passado. Contudo, serão disponibilizados apenas 300 banheiros químicos, o que dá uma média de 7.600 pessoas para cada cabine. Para coibir a atividade camelôs irregulares, depósitos clandestinos e a colocação de cercas na praia, a Secretaria especial de Ordem Pública e a Guarda Municipal contarão com 5.273 homens, cerca de 212% a mais que no ano passado.
Turistas aproveitam o dia de sol em um quiosque Copacabana: taxa de ocupação hoteleira já chega a 90% no bairro para o Réveillon
Foto:  Alexandre Brum / Agência O Dia
Ao longo do dia 31, a Comlurb vai mobilizar 381 garis, 150 agentes do programa Lixo Zero e 11 ecopontos de coleta seletiva. No final do evento, serão deslocados 1.156 homens para a limpeza. O atendimento médico será feito em cinco pontos da orla e serão disponibilizadas 58 ambulâncias.
Trilha Sonora
A Capitania dos Portos vistoriou ontem as 21 balsas que carregarão os fogos que serão disparados em Copacabana, Flamengo e Icaraí, na virada do ano. Todas foram consideradas aptas. No dia 30, os Bombeiros e a Divisão de Fiscalização de Armas e Explosivos da Polícia Civil vão vistoriar os fogos. Das 21 balsas, 11 irão para Copacabana, cinco pro Flamengo e cinco para Icaraí, Niterói.
O secretário de Turismo Antônio Pedro Figueira de Melo afirmou que a queima de fogos terá uma novidade: uma trilha sonora composta especialmente para o evento. Em determinado momento, a festa celebrará o amor. A música vai parar e todos ouvirão um som de beijo. Depois cem corações vão aparecer entre o foguetório.
Hotéis têm alta ocupação mesmo com oferta maior
Passar o Réveillon no Rio de Janeiro já foi mais barato. A alta dos preços na Cidade Maravilhosa, no entanto, não afastou os turistas. De acordo com o levantamento feito pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), a taxa de ocupação na capital é de cerca de 82%. Em Copacabana, chega a 90%.
“Os bairros mais concorridos são Copacabana e Leme, palcos da festa de Réveillon, além de Ipanema e Leblon. O Centro também atrai turistas que procuram hospedagens mais econômicas. Devemos fechar o ano perto dos 90% de ocupação, um excelente desempenho, diante do aumento da oferta de leitos na cidade”, explica o presidente da ABIH, Alfredo Lopes.
O Rio de Janeiro, em 2013, tem cerca de 2 mil leitos a mais do que no ano anterior, num total de 33.500 à disposição de turistas como o inglês Patrick Duncan, de 40 anos.
“Os hotéis do Rio são muito bons, mas estão cada vez mais caros a cada ano que venho aqui”, comparou o visitante.
O mineiro Carlos Merola, de 36, discorda em relação à qualidade. Mas não quanto aos preços. “Está mais caro do que nos EUA. E muitos hotéis aqui estão cheirando a mofo. As opções são muito restritas. É difícil achar coisa boa”, reclamou.
Em todo o estado, 7,691 PMs serão mobilizados para dar segurança
Um mega-esquema de policiamento será realizado para o Réveillon deste ano em todo o estado. Do Centro de Comando e Controle Integrado, na Cidade Nova, 7.691 policiais militares — número 15% maior do que o do ano passado — serão orientados para garantir a ordem em alguns dos principais pontos turísticos da Região Metropolitana.
Só em Copacabana, onde são esperadas 2,5 milhões de pessoas, 1.522 homens estarão estrategicamente posicionados. Do alto, 150 PMs, distribuídos por 30 torres — instaladas na areia e calçadão —, farão o monitoramento de focos de conflito. Três aeronaves do Grupamento Aeromóvel também auxiliarão o policiamento e prestarão socorro.
A estação de metrô Cardeal Arcoverde, considerada principal ponto de chegada e saída do bairro, será apoiada pelo Batalhão de Ação com Cães. “Às 18h,todo efetivo já estará nas ruas do bairro”, afirmou o comandante do 19º BPM (Copacabana), coronel Ronal Santana.
Todas as comunidades pacificadas terão reforço no patrulhamento. As orlas de Botafogo, Flamengo, Barra da Tijuca, Recreio, Pedra de Guaratiba, Icaraí e Cabo Frio, além do Piscinão de Ramos e do Parque Madureira, também terão policiamento habitual reforçado. O Batalhão de Polícia Rodoviária irá atuar com 131 homens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário