segunda-feira, 30 de dezembro de 2013


Secretaria de Ambiente realiza ação no Arquipélago de Sant’Anna

30/12/2015 11h35 - Jornalista: Antonio Felipe Gonçalves

Foto: Ana Chaffin
O Arquipélago de Sant’Anna foi avaliado pela Secretaria do Ambiente
Técnicos da Secretaria do Ambiente visitaram na última semana o Arquipélago de Sant’Anna para avaliar a situação ambiental das ilhas que formam umParque Natural Ambiental. A equipe teve a oportunidade de analisar a Enseada da Ilha do Francês e ilha das Galetas.


Chamou atenção do grupo a ação predatória de parte dos visitantes desse patrimônio ambiental. Durante a visita foram encontrados registros de fogueiras, vegetação queimada, instalação de trilhas irregulares, acúmulo de lixo, destruição de ninhos de aves e pichação em rochas.

Durante a visita a equipe realizou a limpeza dos resíduos na Ilhota das Galetas com remoção de toda uma estrutura de camping selvagem deixada na ilha, mesas, pedaços de cadeiras, panelas e muito resíduo como latas e garrafas plásticas, além de verificarem que foi removida grande parte da vegetação de arbustos.

Foi feito também pela equipe a cobertura das pichações, se concentrando no costão sul da enseada principal da Ilha do Francês e experimento de uso de pigmento no costão norte da mesma ilha, além de limpeza do local, sendo recolhido âncoras, um mastro de bandeira de mergulho e garrafas.

Segundo a Secretaria de Ambiente, mesmo com as ações de educação ambiental, ainda são comuns denúncias de pesca predatória para captura de iscas vivas, pesca com compressor e extração insustentável do mexilhão, informações que são repassadas imediatamente à Capitania dos Portos para atuação, uma vez que a área pertence a Marinha.

Para melhorar essa situação a secretaria planeja intensificar ações de educação ambiental, pesquisas de monitoramento da vegetação e de aves marinhas que é feito em parceria com o Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Sócio-Ambiental de Macaé (Nupem/UFRJ) como também recuperação de áreas degradadas, levantamento de espécies e coleta de lixos marinho e terrestre.

O governo pede ainda a colaboração da população para que os frequentadores não façam fogueiras ou churrasco nas ilhas, mantenham distância segura dos ninhos e filhotes das aves marinhas, tragam o lixo produzido de volta nas embarcações, e não levem animais e plantas estranhas ao ambiente da ilha, como cães e gatos.

O contato para informações gerais sobre o arquipélago é 2762-4802 ou na Coordenadoria de Biodiversidade, Gestão das Águas e Território da Secretaria, que funciona na Avenida Amphilophio Trindade, 237, na Morada das Garças, que está aberta para atendimento à população. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário