terça-feira, 29 de julho de 2014

Confirmada quarta morte por febre maculosa no Noroeste

Publicado em 28/07/2014


Diário do Noroeste
Clique na foto para ampliá-la
cerco. Técnicos da Secreteria Estadual de Saúde coletaram sangue de animais em Varre-Sai

Redação com assessoria

A Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro confirmou ontem mais uma morte em decorrência da febre maculosa na cidade de Varre-Sai, na região NoroesteFluminense. Com mais este óbito, sobe para quatro o número de mortesprovocadas pela doença este ano naquela região, sendo três em Varre-Sai e uma no município vizinho de Natividade. 

Existem ainda, segundo a secretaria, 71 casos suspeitos sendo investigados. Amostras são analisadas em laboratório para confirmação. As notificações ocorreram em localidades nos municípios de Natividade, Varre-Sai, Itaperuna, Porciúncula e Bom Jesus de Itabapoana.

A Vigilância Epidemiológica estadual e agentes municipais de saúde seguem fazendo coleta para análise do carrapato da espécie Amblyomma cajennense, mais conhecido como "carrapato estrela", que é o principal transmissor da doença. Ele pode ser encontrado principalmente nos cães, cavalos e capivaras.

Início dos casos após pescaria

Nos casos do Noroeste, as primeiras suspeitas surgiram após três amigos de Varre-Sai apresentarem sintomas da doença poucos dias após uma pescaria no Rio Carangola, em Natividade. Segundo informações, o rio possui muitas capivaras em suas margens e eles teriam abatido uma delas, levado para casa como caça. Dias depois exames comprovaram as suspeitas.

Provocada por uma bactéria transmitida pelo "carrapato estrela", a febre maculosa, como o nome já sugere, é uma doença febril que pode evoluir para formas graves. Após ser infectada pelo aracnídeo, a pessoa pode levar até uma semana para apresentar os primeiros sintomas. Os mais comuns são cefaleia, dores musculares edores nas articulações.

A febre maculosa tem tratamento e deve ser iniciado imediatamente após a primeira suspeita. Deve-se procurar atendimento médico e evitar a automedicação tão logo apareçam os sinais da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário