segunda-feira, 28 de julho de 2014

II MOSTRA MUNICIPAL ESCOLAR DE FOTOGRAFIAS NO MUSEU CASA QUISSAMÃ

ESCRITO POR COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO EM . PUBLICADO EM CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO

EVENTO CONTOU COM TRABALHOS DE ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

Foto: Adilson dos SantosII Mostra Municipal Escolar de Fotografias - Foto: Adilson dos SantosA Secretaria de Educação, com o apoio do Coordenador de Arte das escolas do segundo segmento da Rede Municipal de Ensino, Professor Marcos Manssur, elaborou a II Mostra Municipal Escolar de Fotografias com o tema “Quissamã: culturas de uma mesma cultura”, que teve inicio nesta quinta (24), no Museu Casa Quissamã. A mostra é itinerante e a princípio, ficará até domingo (27) no local, e depois segue para as escolas municipais Délfica de Carvalho Wagner, Ciep Brizolão 465 Dr. Amílcar Pereira da Silva, Professora Maria Ilka de Queirós e Almeida e Professora Nelita Barcelos dos Santos, para que toda comunidade escolar possa ter conhecimento dos trabalhos realizados pelos alunos.
De acordo com o coordenador Manssur, 138 fotografias de 4 escolas participam da mostra. Estiveram presentes durante a cerimônia de abertura, a Diretora do Departamento de Educação Infantil, Lucilene Barcelos, a Chefe da Divisão de Creches, Francine Baraldi, a Coordenadora de Projetos, Zenilda Fonseca, a Coordenadora de Língua Portuguesa e Literatura, Andréia Trindade, a Chefe da Divisão do 2º Segmento, Andréa Pessanha e o Secretário de Educação, Francisco Carlos Gomes. As escolas Tânia Regina Paula, Maria de Lourdes de Castro Ribeiro e o Colégio Cenecista Nossa Senhora do Desterro também estiveram presentes, além das escolas participantes.
“A fotografia integra o conteúdo da disciplina de Artes, então, o projeto foi desenvolvido nas escolas Ciep, Delfíca, Nelita e Maria Ilka. Nesta segunda edição municipal, nosso objetivo é registrar um mosaico da diversidade cultural do município de Quissamã, através do olhar diferenciado dos alunos do segundo segmento da Rede Municipal de Ensino e da Educação de Jovens e Adulto – EJA, de acordo com as características próprias do cotidiano dos bairros e localidades das quais pertencem. Arte é uma coisa que qualquer pessoa pode fazer, esta dentro de cada um, hoje é a primeira vez que estes alunos chegam ao maior palco da arte que é expor uma obra no museu,” explicou Manssur.
Os participantes foram julgados a partir de três critérios: adequação ao tema, criatividade e qualidade técnica, por profissionais da educação lotados na Coordenação de Ensino. As fotos foram divididas em três categorias: foto colorida, foto preto e branco e foto amigos da escola. A premiação dos vencedores da II Mostra Municipal Escolar de Fotografia será realizada durante a II Feira Municipal Escolar de Ciência e Tecnologia, que vai acontecer nos dias 16 e 17 de outubro.
“Ao trazer essa abertura para o Museu estamos rompendo as barreiras da escola, ocupando outros lugares,novos espaços, vivendo outras leituras. A fotografia é um recorte da realidade, uma forma diferente de olhar onde vivemos. Podemos conhecer hoje um pouco mais do potencial artístico de cada aluno. Obrigado a cada escola que abraçou esse projeto, a todos os diretores e coordenadores e parabéns aos vencedores”, declarou o secretário de educação Francisco.

CONFIRA AQUI OS GANHADORES DAS TRÊS CATEGORIAS:

FOTO COLORIDA

  • 1º LUGAR – MATHEUS EDUARDO, ALUNO DO CIEP BRIZOLÃO 465 DR. AMÍLCAR PEREIRA DA SILVA, COM A FOTO: “RAÍZES DO QUILOMBO”
  • 2º LUGAR – ISADORA ALEXANDRA, ALUNO DO CIEP BRIZOLÃO 465 DR. AMÍLCAR PEREIRA DA SILVA, COM A FOTO: “O BAOBÁ”
  • 3º LUGAR – ROSA PEREIRA, ALUNO DO CIEP BRIZOLÃO 465 DR. AMÍLCAR PEREIRA DA SILVA, COM A FOTO: “VISITANDO JURUBATIBA”

FOTO PRETO E BRANCO

  • 1º LUGAR – LIZA LEILANE, ALUNA DO CIEP BRIZOLÃO 465 DR. AMÍLCAR PEREIRA DA SILVA, COM A FOTO: “MONUMENTO”
  • 2º LUGAR – ROSELI GOMES, ALUNA DO CIEP BRIZOLÃO 465 DR. AMÍLCAR PEREIRA DA SILVA, COM A FOTO: “A CARA DO PASSADO”
  • 3º LUGAR - PEDRO, ALUNO DO CIEP BRIZOLÃO 465 DR. AMÍLCAR PEREIRA DA SILVA, COM A FOTO “SOBRADINHO”

FOTO AMIGOS DA ESCOLA

  • 1º LUGAR – EDISON JÚNIOR, COM A FOTO: “REPOUSO DE UM GUERREIRO”
  • 2º LUGAR – JOSÉ HENRIQUE, COM A FOTO: “ENTRESSAFRA DA CANA DE AÇÚCAR”
  • 3º LUGAR – JOSÉ HENRIQUE, COM A FOTO: “O HERÓI NUNCA ESTÁ DERROTADO”

Nenhum comentário:

Postar um comentário