quarta-feira, 30 de julho de 2014

Cultura será representada no “Festival Andanças”

Foto: Divulgação
Alexandre Marinho aprendeu a profissão de lutier na Oficina de Luteria, com mestres da arte de construir instrumentos de corda
Entre os dias 4 e 10 de agosto, Rio das Ostras participará do “Festival Andanças”, em Portugal, para apresentar as atividades da Oficina de Luteria, mantida pela Fundação de Cultura. Para representar o município, o Lutier Alexandre Marinho fará uma exposição de rabecas e violatas, violinos construídos com latas; e ministrará um workshop sobre a confecção de instrumentos de cordas. 

A Oficina de Luteria, que hoje é coordenada por Alexandre, foi a responsável por dar à Fundação Rio das Ostras de Cultura o prêmio de Cultura 2014, da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. O projeto, que chamou a atenção dos profissionais da Arte e Cultura, fezvoltar os olhos de muita gente para esta escola diferenciada do interior do Estado. 

“Rio das Ostras é uma referência em oficinas de luterias em todo Estado do Rio. Ser reconhecido pelo Governo Estadual foi uma grande alegria para nós que acreditamos na Arte e na Cultura. Agora, enviar um represente da Fundação para a Europa para falar sobre um projeto nosso é uma honra”, relatou Cosme dos Santos. 

LUTIER – Alexandre Marinho aprendeu a profissão de lutier na Oficina de Luteria no ano de 2002, com grandes mestres da arte de construir instrumentos de corda. 

“Para mim é um sonho se realizando, que marcará para sempre minha carreira profissional. Uma oportunidade maravilhosa de levar a outros povos a nossa arte”, disse o lutier. 

ANDANÇAS - O “Andanças” é um festival que promove a música e a dança popular enquanto meios privilegiados de aprendizagem e intercâmbio entre gerações, saberes e culturas. 

Com um olhar dos dias de hoje, o Andanças propõe-se reavivar hábitos sociais de viver a música, retomando a prática do baile popular através de múltiplas abordagens às danças de raiz tradicional, portuguesas e do mundo, com o objetivo de recuperar as tradições musicais e coreográficas, fundindo-as com elementos contemporâneos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário