quinta-feira, 31 de julho de 2014

Corporação Musical de Macaé é selecionada para etapa final de Campeonato Mundial de Bandas

31/07/2014 17h10 - Jornalista: Joice Trindade
Foto da Corporação Musical do Ciep 058 Municipalizado Oscar Cordeiro
Foto: Flávio Sardou
Os músicos se apresentaram no desfile cívico-militar, realizado na última terça-feira (29)
Mais conquista para a rede municipal de ensino. Os integrantes da Corporação Musical do Ciep 058 Municipalizado Oscar Cordeiro, no Parque Aeroporto, que viajaram na última terça-feira (29) para participar das eliminatórias do Campeonato Mundial de Bandas e Marchas Show, em Bragança Paulista, São Paulo, foram selecionados para participar da final da competição. A decisão acontece no próximo domingo (3), no estádio do Bragantino, quando as bandas com melhores índices técnicos vão receber medalhas de ouro, prata e bronze.


O evento, organizado pela World Association of Marching Show Bands, conta a avaliação criteriosa de dez jurados internacionais, provenientes de países como Malásia, Canadá, Estados Unidos e Alemanha. Durante as eliminatórias, que seguem até esta sexta-feira (1º), a corporação Musical do Ciep Oscar Cordeiro foi avaliada conforme os quesitos visual, efeito musical e desempenho. 

Para participar do campeonato em São Paulo, os músicos ensaiaram diariamente nos últimos meses. A disputa reúne bandas brasileiras e de países como Alemanha, Canadá, Colômbia, Guatemala, Polônia, Uruguai e Venezuela. O grupo macaense é formado por alunos e ex-estudantes, na faixa dos 10 aos 24 anos. Na última terça-feira (29), eles participaram do desfile cívico-militar de 201 anos de fundação da vila de Macaé. Para os eventos em que participa, a banda leva instrumentos de percussão e sopro, bailarinos integrando o corpo coreográfico, e apresentação com luzes e outros efeitos especiais.



Trajetória vitoriosa

A corporação do Ciep Municipalizado Oscar Cordeiro já conquistou diversos títulos. Entre eles está o vice-campeonato Sul-Americano 2012, em que concorreu com 10 bandas estrangeiras e 15 bandas brasileiras. Os músicos ganharam, em 2011, o tricampeonato Brasileiro de Bandas. Segundo o maestro Alessandro Adolfo, o ano letivo de 2013 foi dedicado a ensaios para outros campeonatos. A corporação também conta com a coordenação do maestro Anderson Adolfo e da coreógrafa, Quelen Vitorino.



Outro projeto 

A banda que também promove o projeto “Educando Cidadania”, e ministra aulas de música, dança, teoria musical e percussão nas dependências do Ciep. As aulas acontecem às segundas, quartas e sextas, das 11h às 13h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário