quarta-feira, 30 de julho de 2014

Ibope: Garotinho lidera pesquisa e abre vantagem pelo governo

Publicado em 30/07/2014


Divulgação
Clique na foto para ampliá-la
Garotinho aumenta vantagem e está com 21% contra 16% de Marcelo Crivella; Fernando Pezão aparece com 15% e Lindberg Farias, 11%

Keylla Thederich

O candidato do Partido da República (PR), Anthony Garotinho continua liderando com 21% das intenções de voto, a disputa pelo governo do Estado do Rio de Janeiro. Marcelo Crivella (PRB) vem em segundo lugar, com 16% das intenções, seguido pelo governador em exercício, Luiz Fernando Pezão (PMDB), com 15%. O candidato do PT, Lindberg Farias tem 11%. Considerando a margem de três pontos percentuais para mais ou para menos, a pesquisa do Ibope divulgada ontem (30), mostra um empate técnico entre os três primeiros candidatos, sendo que Garotinho abre vantagem de 5% sobre os demais em relação a última pesquisa divulgada.

A candidata Dayse Oliveira (PSTU) tem 2%, enquanto os candidatos Ney Nunes (PCB) e Tarcísio Motta (PSTU) seguem empatados com 1% das intenções cada. O percentual de brancos e nulos foi de 21% e os que não souberam responder foi de 12%. A pesquisa foi realizada entre os dias 26 a 28 de julho, com 1.204 eleitores entrevistados. Encomendada pela TV Globo, a primeira pesquisa do Ibope após a definição oficial das candidaturas, foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) com o número RJ-00011/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-0271/2014.

Garotinho com 5% de vantagem e Pezão com 45% de desaprovação - Apesar do empate técnico, a pesquisa aponta que Garotinho abre vantagem sobre os demais candidatos, se comparada aos números da última pesquisa divulgada pelo Instituto Datafolha no último dia 17, quando Garotinho e Crivella estavam empatados com 24% das intenções de votos. Agora o candidato do PR está 5% a frente de Crivella. Já na disputa pelo terceiro lugar, a vantagem de Pezão, que antes era de apenas 2% sobre Lindberg, agora é de 4%.

No entanto, para 40% dos entrevistados o governo de Pezão é regular. A pesquisa ainda mostrou que 17% avaliaram como péssimo o desempenho do atual governador, 16% acharam boa, 14% ruim e apenas 2% ótimo. Do total de entrevistados, 11% não souberam avaliar. O Ibope também perguntou se os eleitores aprovam ou desaprovam a administração de Pezão. Ao todo, 36% responderam que aprovam, 45%, desaprovam e 18% não souberam ou não responderam. Segundo os entrevistados, as maiores dificuldades estão na área dasaúde com 41%, seguido da segurança pública com 15% e educação com 12%. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Romário sai na frente para o Senado - A pesquisa do Ibope também mostra as intenções do eleitor para o Senado Federal. O ex-jogador Romário (PSB) está nafrente com 24% das intenções de votos. Em segundo lugar está Cesar Maia (DEM) com 17%, seguido por Eduardo Serra (PCB) com 7%, Carlos Lupi (PDT) e Pedro Rosa (PSOL) com 3%, Liliam Sá (PROS) com 2%, Sebastião Neves (PRB) e Heitor Fernandes (PSTU) com 1%. As intenções de votos brancos e nulos foram de 24% e os que não souberam ou não responderam foi 18%.
FONTE -- O DIÁRIO  -30-7 - 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário