segunda-feira, 28 de julho de 2014

Macaé recebe gênios do graffit de vários paises


 Macaé recebe gênios do graffit de vários paisesNa semana que antecedeu os festejos dacidade de Macaé, dezenas de gênios do graffit, tornaram hospedes da cidade para oferecer um belíssimo espetáculo de arte e cores.
A ideia de tão ilustres visitas e tanta beleza,  coube ao jovem e professor de arte, Marlon Muk, que  realiza pela quarta vez o "O Kolirius Internacional de Grafitt", este ano nos longos muros de um colégio dos mais tradicionais que é o Estadual  Irene Meireles. 
 Macaé recebe gênios do graffit de vários paises
A galera do graffit
 Macaé recebe gênios do graffit de vários paises
Alba Corral e Dandão

 É por meio da sensibilidade artísticas destes jovens que ora visitam Macaé é que veremos o resgate e a promoção de um pouco da história de Macaé. O evento funcionará como um intercâmbio de jovens atores na belíssima arte do graffit.

Marlon, expõe orgulhosamente o foto de Dandão.
Nesta edição, o evento estácontando com a participação de  artistas da Austrália, Itália, Alemanha, Equador, México, Portugal. Vários estados do Brasil, jovens de Macaé e cidades vizinhas, também participam do encontro.


 Macaé recebe gênios do graffit de vários paisesPaisagens e nomes conhecidos da história de Macaé, fazem aparecem  da mostra. As figuras saudosas do líder ferroviário Dandon, da professora e ambientalista Alba Corral e do genial engraxate de Tiziu, fazem parte entre centenas de painéis, no apreciável e aplaudido encontro. 

A responsabilidade deste magnifico "Kolirius Internacional de Grafitt", está a cargo do professor  Marlon Muk e contou com a colaboração de Marcelo, presidente da Associação de Moradores da Imbetiba, da Prefeitura de Macaé, da EDF-Norte e Juvêncio Produções. 

 Um pouco de história: 

O saudoso Tiziu que foi retratado em um dos muros do Colégio Irene Meireles no bairro de Imbetiba faz parte  da história de Macaé. Os moradores nativos da cidade, conheceram está figuraça que em vida conquistou muitos amigos e admiradores. 

Por mais de oitenta anos o velho Tiziu, que usava uma prótese de madeira na perna direita, manteve uma cadeira de engraxate no centro da cidade. Nas horas vagas foi apontador do jogo de bicho. 

Na sua cadeira de engraxate sentaram figuras expoentes de Macaé e do Estado do Rio. Advogados, políticos, professores, médicos, empresários e uma gama pessoas da comunidade, por muitos anos deram brilhos nos seus respectivos pisantes graças a habilidade e o carinho do velho Tiziu. 

O saudoso Senador Vasconcelos Torres, tinha no Tiziu um engraxate de primeira grandeza.



 Macaé recebe gênios do graffit de vários paises

Nenhum comentário:

Postar um comentário