quinta-feira, 31 de julho de 2014

Prefeitura e instituições discutem violência no trânsito em Nova Friburgo

Publicado em 31 julho de 2014
 
O objetivo da reunião foi debater a prevenir os acidentes de trânsito
O objetivo da reunião foi debater a prevenir os acidentes de trânsito
O Prefeito Rogério Cabral recebeu na tarde desta segunda-feira, 28, representantes do Codenf, Conseg, Firjan, Corpo de Bombeiros e Policia Militar, além dos secretários de Ordem e Mobilidade Urbana, Defesa Civil, Educação e do diretor do Hospital Municipal Raul Sertã para discutir melhorias no que tange à violência no trânsito em Nova Friburgo. O objetivo da reunião foi debater a prevenir os acidentes de trânsito, discutindo ideias para poder solucionar o problema.
 
Dentre as ideias debatidas, o ponto alto de comum acordo foi a adoção de um software que seja implementado nas principais instituições envolvidas no combate à violência no trânsito, interligando todas com informações em tempo real sobre os acidentes e estado de saúde das vítimas, caso existam. Essa medida, além de evitar duplicidade nos casos, pode gerar dados mais preciso sobre os acidentes como: dia da semana; local; horário; faixa etária dos motoristas envolvidos; veículos; causas, etc.
 
Outra vertente da discussão sobre a prevenção passou pelo tripé da educação, conscientização e fiscalização. A Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana mostrou números do trabalho realizado no município e a Secretaria de Educação informou que a partir de agosto irá iniciar nas escolas um trabalho de prevenção e educação no trânsito para jovens.
 
Ao fim, ficou resolvido que, no primeiro momento, a Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana irá concentrar os números da PM, Corpo de Bombeiros e do Hospital Municipal Raul Sertã para gerar estatísticas do ano de 2014 e, a partir de setembro, realizar o trabalho em tempo real. Conseg e Codenf irão estreitar laços com municípios referência no Brasil, como São José dos Campos (SP), e agendar uma visita para ver de perto como o trabalho é realizado.
 
Uma nova reunião ficou pré-agendada para o dia 5 de agosto, no 6º Grupamento de Bombeiro Militar de Nova Friburgo, durante a qual as instituições apresentarão novas sugestões e resultados do que ficou resolvido neste primeiro momento, além de um esboço do software que irá concentrar as informações.
 
Fotos: Leonardo Vellozo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário