terça-feira, 29 de julho de 2014

Revitalização da orla da Praia dos Cavaleiros é inaugurada

29/07/2014 18h13 - Jornalista: Tatiana Gama
Foto do prefeito, Dr. Aluízio, na entrega de obras na Praia dos Cavaleiros
Foto: Flávio Sardou
O prefeito, Dr. Aluízio, entregou as obras de revitalização na Praia dos Cavaleiros
 O novo conceito da orla da Praia dos Cavaleiros foi inaugurado na tarde desta terça-feira (29), aniversário de 201 anos da cidade, com a entrega da primeira fase das obras, que inclui revitalização do calçadão e ampliação da ciclovia. Durante a cerimônia, o prefeito Dr. Aluízio realizou uma homenagem a cinco personalidades do município, representadas por seus familiares. O evento, com apresentação da Orquestra Popular de Macaé, da Fundação Macaé de Cultura (FMC), reuniu representantes da gestão municipal, vereadores, moradores e turistas. 

- A orla da Praia dos Cavaleiros representa carinho, cuidado, simplicidade e coragem. Algumas pessoas são importantes pela vida inteira e, hoje, estão aqui representadas nesses barcos que ambientam o calçadão. A história dos 201 anos do município foi construída por pessoas que contribuíram para uma cidade cada vez melhor. A proposta é fazer isso por Macaé, pois iremos realizar melhorias para toda a população -, disse Dr. Aluízio.

A revitalização, executada pela Secretaria de Obras e Urbanismo, começou em abril de 2013, após destruição de parte do calçadão pela forte ressaca de 2011. O objetivo é oferecer maior mobilidade aos pedestres. Um trecho de 800 metros ganhou um calçadão ampliado em cerca de cinco metros e meio, nova ciclovia e postos salva-vidas. Foi feita ainda a reconstrução do deck de madeira, recuperação do passeio com granito e manutenção da iluminação pública. Foi necessário construir ummuro de contenção em concreto armado, tubos metálicos e malhas de aço preenchidas com pedras - estrutura mais resistente aos eventos climáticos.

A segunda parte da obra será entregue em setembro. Serão três rampas para cadeirantes e quatro escadas, que vão dar acesso à faixa de areia, além dos banheiros. A população também poderá contar duas academias de ginástica para o público jovem e uma para a terceira idade, no trecho que fica mais próximo ao fim da Orla dos Cavaleiros e início da reserva de restinga. O trânsito na avenida Atlântica já acontece em uma só faixa e o estacionamento de veículos é permitido apenas nas ruas transversais.

Personalidades macaenses são homenageadas

Os homenageados durante a cerimônia de entrega das obras foram o poeta Gilson Correia da Silva; o professor, jornalista, historiador e memorialista, Antônio Alvarez Parada, autor do Hino de Macaé; o professor de Matemática e Latim, Pierre da Silva Ribeiro; o farmacêutico André Moreira; e a pintora e professora, Maria Klonowski. No calçadão foram colocados cinco barcos com placas alusivas a eles. “É uma grande emoção receber esse reconhecimento do meu tio Antônio Alvarez Parada. Em 2014, ele completaria 90 anos. Uma pessoa que tinha um amor enorme por Macaé. Agradeço essa lembrança”, disse Cesário Parada.  
FOTOS RELACIONADAS
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário