quarta-feira, 30 de julho de 2014

Programa de informática educativa recebe bolsistas

Foto: Gabriel Sales
Bolsistas posam para a foto com prefeito Sabino, a secretária de Educação, Andrea Machado, e o coordenador do Print, Johnny Charles
Foto: Gabriel Sales
Durante reunião com os bolsistas e responsáveis, o prefeito Sabino falou que pretende ampliar o programa
Foto: Gabriel Sales
Jhonata é motivo de orgulho para os pais Carlos Alberto e Ana Lúcia e para a irmã Isabel
Cerca de 250 estudantes de Rio das Ostras já tiveram oportunidade de atuar como bolsistas de informática por intermédio do Print – Programa Pró-Interação. Na noite desta segunda-feira, no auditório do Colégio Municipal Professora América Abdalla, os 28 novos alunos que vão compor o quadro de bolsistas, junto com seus pais e responsáveis, participaram de uma reunião de boas-vindas. O prefeito Sabino e a secretária de Educação, Andrea Machado, marcaram presença no encontro. 

Durante a reunião, o prefeito apresentou a proposta de ampliar o número de bolsistas. Atualmente, o Print oferece 50 vagas que são preenchidas a medida que os participantes se desligam do programa. “Queremos oferecer a mais estudantes a oportunidade de desenvolver suas habilidades na área de informática. Pretendemos também promover visitas a empresas de ponta no setor tecnológico sediadas em nossa Zona Especial de Negócios e assim incentivar a descoberta de vocações”, afirmou Sabino. 

Segundo Andrea Machado, a reunião com os bolsistas atende aos objetivos da Secretaria de Educação de promover encontros e estar mais próximo dos participantes de todos os programas que desenvolvem. “Esperamos que os nossos alunos tenham uma vivência na área tecnológica, atuando junto aos professores e com outros estudantes nas salas de informática. Nossos jovens estão tendo mais perspectivas e devem aproveitá-las da melhor forma possível”, enfatizou. 

O coordenador do Print, Johnny Charles, lembrou que os bolsistas desenvolvem competências e exercitam a responsabilidade. “O programa não é um fim em si mesmo e sim um meio de incentivar esses jovens a desenvolver potenciais”, destacou. Também participaram do evento a diretora do Departamento de Articulação Educacional, Andrea Rezende, e o chefe da Divisão de Educação Digital, Waltemberg Belém, entre outros educadores. 

DE OLHO NO FUTURO – Os pais dos novos bolsistas presentes na reunião falaram de suas expectativas com a inserção dos filhos no programa. “Tenho certeza que o Print vai abrir portas para o futuro profissional da Jéssica, que é muito esforçada”, disse a balconista Vanilda Teixeira. Com 15 anos, a jovem, que cursa o 1º ano do Ensino Médio na Escola Estadual Jacintho Xavier, reforçou: “Acredito que como bolsista vou poder me desenvolver muito na área de informática”. 

O estudante Jhonata Mendes, de 15 anos, que também cursa o 1º ano do Ensino Médio na Escola Estadual Jacintho Xavier, já sabe como vai usar a bolsa de meio salário mínimo. “Quero investir na minha formação e pretendo fazer cursos de inglês e na área de informática”, planeja. Os pais de Jhonata, a dona de casa Ana Lúcia e o mestre de obras Carlos Alberto dos Santos, revelam todo o orgulho que sentem pelo filho. “Ele sempre foi muito inteligente, esforçado e responsável. Com certeza o Print será uma etapa para que tenha um futuro brilhante”, concluiu Carlos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário