sábado, 30 de maio de 2015

Apresentamos programa de maior aproveitamento de gás no principal evento mundial do setor

29.Mai.2015
gas-natural-programa.jpgParticiparemos, entre esta segunda (1/6) e sexta-feira (5/6), da Conferência Mundial de Gás (World Gas Conference - WGC 2015), o mais importante evento global para a área de gás natural. Na 26ª edição do evento, em Paris, na França, apresentaremos o Programa de Otimização do Aproveitamento de Gás (POAG), além de trabalhos sobre as perspectivas do gás natural no Brasil e países vizinhos e inovações tecnológicas no setor de fertilizantes. Nossos representantes também presidirão cinco painéis.
O Programa de Otimização do Aproveitamento de Gás (POAG 2015), que reduziu expressivamente a queima de gás natural nas nossas atividades de Exploração e Produção, mesmo com o aumento da produção, será um dos temas apresentados no evento, no dia 5, às 11h20, por Vitor de Souza Lima, coordenador na área de Exploração e Produção. Na palestra, denominada "POAG 2015 - A redução da queima de gás na Petrobras" (POAG 2015 - The reduction of gas flaring at Petrobras), será abordado nosso índice de utilização de gás, que bateu recordes históricos, colocando o Brasil entre os países que melhor aproveitam o recurso na área de E&P. Esse índice atingiu em fevereiro deste ano nosso recorde histórico mensal, com o aproveitamento de 96,5% do gás produzido no Brasil.  
O equilíbrio entre oferta e demanda de gás na região do Cone Sul será abordado por Gisele Mello Senra Rodrigues, consultora na área de Gás e Energia, e Gisela Andrade de Oliveira, administradora da área Internacional. A sessão temática, denominada "Estratégia e Regulamentação" (Strategy and Regulation) será realizada no dia 3, às 17h. Entre os temas que serão apresentados, está o aumento da segurança de suprimento de gás no Cone Sul, com investimentos previstos para o pré-sal brasileiro e gás não convencional na Argentina, assim como novos desenvolvimentos na Bolívia.  
Regime fiscal - Membro da International Gas Union (IGU), organização responsável pelo evento, Marcos de Freitas Sugaya, consultor da nossa área de Exploração e Produção, presidirá a sessão "Regimes fiscais para a produção de gás convencional e não convencional" (Fiscal regimes for the production of conventional and unconventional gas) no dia 3, às 17h. Nessa sessão, Sugaya também apresentará os resultados alcançados pelo grupo de estudos que liderou nos últimos três anos. A equipe, formada por profissionais de vários países, apontou as melhores práticas para incentivar a produção de gás natural depois de analisar os regimes fiscais mais importantes vigentes no mundo. Ele também presidirá outro painel, denominado "Competitividade no mercado de gás e investimentos no setor de exploração e produção" (Gas on gas competition and upstream investment) no mesmo dia, às 8h30, que tratará sobre os mecanismos de precificação do produto.
A combinação de inovações tecnológicas e melhores práticas na área de produção de fertilizantes será destacada pela coordenadora Cristiane Lodi, da área de Gás e Energia. A sessão, denominada Additional Uses for Gas (Usos Adicionais do Gás) será no dia 3, das 13h50 às 14h35. A experiência operacional acumulada na produção de fertilizantes resultou em projetos de unidades cujo consumo energético está entre os menores do mundo.
Painéis com nossa participação - Cinco painéis da conferência serão presididos por nossos representantes. Além daqueles mediados por Sugaya, o gerente geral de Controle e Avaliação de Desempenho de Exploração e Produção, Denis Krambeck Dinelli, estará à frente de três outros: o primeiro, sobre redução de flares de gás natural, ao lado do gerente do Programa de Redução de Flares do Banco Mundial (GGFR), Bjorn Hamso, no dia 2/6, às 15h15; no segundo, sobre gás não convencional, Dinelli estará ao lado do secretário de Energia da primeira administração do presidente Barack Obama nos EUA, Jason Bordoff, no dia 3 de junho, às 15h. Dinelli comandará, ainda, um painel denominado "Gás natural em toda a parte: uma avaliação das riquezas e reservas globais" (Natural gas available everywhere: an assessment of global resources and reserves), que será realizado no dia 4, às 17h15.
International Gas Union (IGU)  
Ocupamos a presidência do Comitê de E&P da International Gas Union (IGU) nos últimos três anos, com responsabilidade sobre a coordenação de extenso relatório a respeito da exploração e a produção de gás natural no mundo - incluindo a aplicação de novas tecnologias e a quantificação de reservas e recursos, tanto no que se refere ao gás convencional quanto ao não convencional. Fundada em 1931, a IGU é uma organização mundial sem fins lucrativos cuja missão é defender o gás natural como parte de um sistema de energia global sustentável. A associação tem mais de 140 membros, entre associações e empresas do setor de gás, que representam mais de 95% do mercado global.
Postado em: [Institucional]

Nenhum comentário:

Postar um comentário