sábado, 30 de maio de 2015

Começou!   29/05/2015
 
Aberta a 27ª Festa Nacional do Pinhão
 
“Um evento deste tamanho, para ser executado, necessita da colaboração do governo do Estado, entre outros órgãos públicos e privados.” Toni Duarte
 
Pela primeira vez, em 15 anos, foi realizado o menor investimento da prefeitura para realizar o evento (Foto: Sandro Scheuermann)
 
É chegada a hora de matar as saudades de um dos maiores eventos gastronômicos e culturais do Sul do país. O frio característico do outono serrano catarinense formou o quadro perfeito para a abertura da 27ª Festa Nacional do Pinhão. O prefeito interino Toni Duarte oficializou o início do maior evento da Serra na noite desta sexta-feira (29), no Palco Nativista, prestigiado por autoridades e personalidades do cenário social, político e militar, acompanhados da rainha Caroline Luduvichack e as princesas Fabiana Hubner e Ivaciane de Quadra.
Pela primeira vez, em 15 anos, foi realizado o menor investimento da prefeitura para a Festa Nacional do Pinhão, fruto também da parceria público-privada com a empresa Gaby Produções, de Novo Hamburgo (RS), contratante das atrações. Em torno de R$ 217 mil foram alocados para o evento por parte do município. “Um evento deste tamanho, para ser executado, necessita da colaboração do governo do Estado, entre outros órgãos públicos e privados”, diz o prefeito.
Ele lembrou de parceiros como os Centros de Tradições Gaúchas (CTGs). “Eles promovem outras festas dentro de uma única festa, a do Pinhão”, frisa. “Trabalhamos contra o tempo e tivemos o apoio da cidade e da imprensa. Serão dez dias de música, dança, gastronomia e divertimentos. Que Lages abra seu coração para bem receber a todos”, pontua Toni.

Desafio
O governador do Estado, Raimundo Colombo, reafirmou o aporte financeiro, destinando R$ 350 mil, assinando o convênio. “Lages passa a ser nestes dez dias mais protagonista do que já é, no cenário de eventos”, ressalta Colombo. Em seu pronunciamento, o empresário Beto Ody, da Gaby Produções, salientou o desejo de tornar a Festa do Pinhão, nos próximos quatro anos, a maior festa de Santa Catarina. “É o meu grande desafio, pois é uma festa com alma e significa um evento com raízes”, sintetiza Beto.
Entre os dias 29 de maio e 7 de junho, lageanos, serranos e turistas nacionais e estrangeiros poderão acompanhar o melhor da culinária típica serrana à base de pinhão, como a paçoca e entrevero, entre outros pratos elaborados, bem como atrações tradicionalistas e do cenário musical brasileiro – sertanejo, pop rock, reggae e infantil. “Sejam todos bem-vindos. Estou, ao lado das princesas, ansiosíssima em receber os visitantes depois de um período de correria e divulgação pela região e capital. Lages espera a todos de um jeito especial, com boas expectativas e com o carinho de sua gente”, reitera Caroline.

Gratidão
O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, compareceu à solenidade. O bispo Irineu Andreazza proferiu a bênção na capela e oratório Aliança de Amor antes da cerimônia oficial. Momentos antes da abertura, o público assistiu ao espetáculo de dança do grupo Garrão de Potro. Um showpirotécnico com fogos de artifício selou a cerimônia de abertura.
A Festa Nacional do Pinhão recebe a média de 300 mil visitantes a cada edição no parque de exposições Conta Dinheiro. “Resumindo o sentimento nesta hora, digo que é de gratidão, a todos aqueles que acreditam no povo lageano. É por ele que estamos celebrando a cultura, as tradições e a arte”, pontua o presidente da Comissão Central Organizadora (CCO), Gilson Maximo de Oliveira.

Programação
Na noite desta sexta sobem ao Palco Nacional a dupla Marcos & Belutti e, na sequência, o cantor Lucas Lucco. Sábado (30) tem Chimarruts, Latino e Bruninho e Davi. No domingo (31), às 20h30min, inicia a 15ª Sapecada da Serra Catarinense e na segunda (1), às 21h, a 23ª Sapecada da Canção Nativa, um dos maiores festivais do cancioneiro nativista do país, com a final na terça-feira (2). No domingo a entrada é livre após às 19h; na segunda e terça, entrada gratuita em todo o período.
No Centro, na praça João Costa, atrações locais e regionais se apresentam diariamente no Recanto do Pinhão Aracy Paim, desde o dia 23 de maio até o dia 7 de junho, no ponto comercial de maior movimentação de público na cidade, onde estão dispostas barracas de vendas de alimentos, bebidas e produtos artesanais com elementos regionais, organizadas por entidades socioassistenciais e de geração de renda.
Informações adicionais no site oficial do evento: www.festadopinhao.com, com acesso à programação completa, informações sobre as sapecadas, hospedagem hoteleira e alternativa, mapa dos setores (pista, camarote coberto, área vip, backstage e camarim dos artistas) e sobre ingressos.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário