sábado, 30 de maio de 2015


Costumes da terra   31/05/2015
 
Tradicionalismo em evidência no Recanto da Tradição
 
Um espaço amplo para a acomodação confortável de visitantes que procuram a degustação de pratos típicos à base de pinhão e a contemplação de manifestações do folclore e outros elementos da cultura serrana e gaúcha
 
Até o dia 7 de junho serão oferecidas comidas tradicionais e campeiras, espetáculos de música, dança, concursos de trova, declamação de poesia e chula (Foto: Sandro Scheuermann)
 
Os Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) mais uma vez estão presentes no pavilhão do Recanto da Tradição, com localização próxima às bases da Polícia Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros. Um espaço amplo para a acomodação confortável de visitantes que procuram a degustação de pratos típicos à base de pinhão e a contemplação de manifestações do folclore e outros elementos da cultura serrana e gaúcha. Até o dia 7 de junho serão oferecidas comidas tradicionais e campeiras, espetáculos de música, dança, concursos de trova, declamação de poesia e chula. As apresentações iniciam por volta das 20h30min e terminam em torno das 23h30min.
Prendas com seus vestidos coloridos rodados e seus cabelos delicadamente enfeitados remetem a uma época de suavidade e elegância campeira. Neste canto de relíquias da arte serrana estão os CTGs Anita Garibaldi, Planalto Lageano e Barbicacho Colorado, onde comercializam alimentos feitos por suas próprias equipes e integram os costumes entre si, mantendo um laço de harmonia e companheirismo. Os CTGs são responsáveis pela programação oferecida gratuitamente ao público.
De acordo com o coordenador do Anita Garibaldi, Valdemar Reis, entre os pratos estão porções de paçoca de pinhão, entrevero e arroz carreteiro. Cada CTG oferece um prato especial além dos comuns aos três. O Planalto Lageano disponibiliza quirera com feijão preto e o Barbicacho, o puchero, que leva ossobuco – músculo bovino, couve-flor, repolho, cenoura, moranga, cebola, tomate, pimentão, batata inglesa e demora quatro horas para o cozimento.
Nesta noite o Recanto da Tradição iniciou suas atividades às 19h e deve seguir até por volta das 4h30min. Entre dez e 12 componentes do CTG auxiliam nos serviços de cozinha, sendo que, além dos pratos sólidos, são vendidas bebidas – ponche, quentão, chocolate quente, cerveja, refrigerante, água. O rendimento é revertido para a manutenção do próprio CTG, entre outras despesas, a exemplo da remuneração do instrutor de dança.
Os CTGs organizaram o cronograma de suas atividades dentro parque com a alternância em todos os dez dias de evento para que os três tenham horários garantidos de apresentações. “Foi realizado um sorteio para organizar nossas participações”, diz Valdemar.

Causas sociais
O Anita Garibaldi participa do Projeto Adoci, proposto e elaborado pela Secretaria de Educação, e apadrinha crianças carentes financeiramente. Em eventos especiais, como no Natal, doam às crianças roupas, calçados, brinquedos e doces. A solidariedade se repete no Dia das Crianças e as mães são lembradas no seu dia, em maio. O Gralha Azul, Várzea e Penha são alguns dos bairros assistidos. Há cerca de cinco anos, o CTG Anita Garibaldi recebeu da prefeitura a doação de um terreno no loteamento Cruz de Malta, onde está sendo construída a sede própria.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário