sexta-feira, 29 de maio de 2015

Professores se reúnem para lançamento do programa de formação continuada

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 29/05/2015 14:35

  • / EDUCAÇÃO / 29/05/2015 14:35

    O lançamento do programa de formação continuada para professores de salas de recursos multifuncionais aconteceu nesta sexta-feira, 29


Professores do município e do Estado do Pará estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira, 29, no auditório da Estácio – Unidade IESAM, localizado na Avenida José Malcher, em Belém, para o lançamento do programa de formação continuada para os professores de salas de recursos multifuncionais, que prestam atendimento educacional especializado de forma complementar ou suplementar a estudantes que apresentam algum tipo de deficiência.
Neste primeiro encontro, os docentes tiveram a oportunidade de trocar experiências e dividir ações de sucesso, exercidas dentro de cada instituição. “Nesta atividade, procuramos objetivar as ações integradas que existem e trocar, principalmente, as experiências dos professores que lidam diariamente com alunos que têm necessidades especiais”, explica a professora Denise Costa, que também é coordenadora geral do Centro de Referência em Inclusão Educacional (Crie).
Uma mesa redonda que contou com a presença de profissionais de diferentes centros e instituições, abordou sobre a importância da formação continuada para os professores de salas de recursos multifuncionais e a parceria entre os setores da Secretaria Municipal de Educação (Semec) e de instituições especializadas.
O encontro encerrou com a palestra magna “Educação Inclusiva no Pará: Uma Abordagem Histórica”, ministrada pela professora Scheila Abudd (UEES José Alvarez de Azevedo/Seduc-PA).
Crie – O Crie é o Centro de Referência em Inclusão Educacional Gabriel Lima Mendes, que integra a Secretaria Municipal de Educação, e atende alunos com deficiência, seja ela física, visual, auditiva, intelectual, múltipla, surdocedo, altas habilidades/ superdotação ou transtorno do espectro autista, matriculados nas escolas públicas do município de Belém, desde a educação infantil até a Educação de Jovens e Adultos, que já possua o laudo médico atestando a deficiência, ou não.
Como maneira de integrar a pessoa com deficiência e apresentar a sociedade os valores, o potencial e as habilidades artísticas dos estudantes, o Crie por meio do Programa Artes Cênicas, Expressão e Inclusão desenvolve ao longo do ano várias ações, entre elas estão: Crie Folia, Auto do Círio, Auto de Natal e o Arrastão Cultural.
O Crie conta, ainda, com o Projeto Talento Paralímpicos, que favorece a inclusão dos jovens com deficiência através do esporte, e, faz com que os alunos se sintam capazes e inseridos na sociedade. “Todo o pai que ver seu filho inserido nas atividades, seja dentro da escola ou na própria sociedade. Com isto, o projeto de Talentos, dá a oportunidade para este aluno desenvolver a habilidade que lhe compete”, completa a coordenadora. 
Texto: Adriana Pereira
Foto: Tássia Barros - Comus
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário