sexta-feira, 29 de maio de 2015

Orquestra Petrobras Sinfônica faz apresentações gratuitas no fim de semana

27.Mai.2015
opes.jpg
A Orquestra Petrobras Sinfônica abre neste fim de semana a temporada 2015 da série Mestre Athayde, composta por concertos gratuitos em igrejas cariocas. A iniciativa, chamada de 'ciberconcerto', pretende estimular o público a registrar a apresentação e a compartilhar fotos e vídeos nas redes sociais. O concerto inaugural será realizado às 18h30 deste sábado (30/5), na Igreja Nossa Senhora da Glória, no Largo do Machado. O repertório será reapresentado no dia seguinte, às 18h, na Paróquia Porciúncula de Sant'ana, em Niterói.
Este ano, a maior parte do programa da série Mestre Athayde será conduzida por solistas e maestros do próprio conjunto. Na estreia, o spalla (primeiro violino de uma orquestra) e regente assistente da Opes, Felipe Prazeres, irá reger uma obra composta por seu pai, Armando Prazeres, que fundou a orquestra em 1972. Chamada ‘Improviso para Cordas’, a obra compõe o programa junto com ‘Sinfonia Concertante em Mi Bemol Maior’ e ‘Sinfonia nº40, em Sol Menor’, ambas de Mozart.
O grupo de câmara será formado pelos músicos José Francisco (oboé), Igor Carvalho (clarineta), Philip Doyle (trompa) e Elione Medeiros (fagote).
Na sexta-feira (29/5), a Petrobras Sinfônica realiza um ensaio aberto ao público com o repertório desses concertos e entrada franca, às 16h, na Fundição Progresso, na Lapa. Os Ensaios Abertos da Petrobras Sinfônica são sempre seguidos do Conversa ao Pé do Palco, quando o público, em clima descontraído, é convidado a conhecer os músicos e seus instrumentos.
Sobre a Opes
Aos 43 anos, a Orquestra Petrobras Sinfônica ocupa um lugar de prestígio entre os maiores conjuntos musicais da América Latina. Criada pelo maestro Armando Prazeres, a orquestra conta com uma formação de mais de 80 instrumentistas e tem como diretor artístico e regente titular o maestro Isaac Karabtchevsky. A orquestra realiza a maior parte de sua temporada no Rio de Janeiro com as séries tradicionais Djanira e Portinari, além de Mestre Athayde, que promove concertos gratuitos em igrejas. Em 2014, essa série chegou às cidades Cantagalo, Petrópolis, Friburgo e Niterói.
Patrocinamos a Orquestra Petrobras Sinfônica há 27 anos. Através do Petrobras Cultural, buscamos contribuir para o fortalecimento das oportunidades de criação, produção, difusão e fruição da cultura brasileira, para a ampliação do acesso dos cidadãos aos bens culturais e para a formação de novas plateias.
Serviço – Ensaio Aberto
Data: 29/5 (sexta-feira)
Horário: 16h
Local: Fundição Progresso – Rua dos Arcos, 24 – Lapa / RJ
Telefone: (21) 2220-5070
Entrada gratuita, distribuição de senhas às 15h
Classificação: livre
Serviço – Athayde I
Data: 30/5 (sábado)
Horário: 18h30
Local: Igreja Nossa Senhora da Glória – Rua das Laranjeiras s/nº - Largo do Machado
Telefone: (21) 2225-2869
Entrada gratuita
Classificação etária: livre
Serviço – Athayde II
Data: 31/5 (domingo)
Horário: 18h
Local: Paróquia Porciúncula de Sant´ana – Avenida Roberta Silveira, 265 – Icaraí, Niterói
Telefone: (21) 2711-2499
Entrada gratuita
Classificação etária: livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário