sábado, 30 de maio de 2015

 Reinaugurada, Biblioteca Pública de Friburgo triplica número de frequentadores

Da Redação

    
  
Desde que foi reinaugurada há menos de um mês - após passar por diversas intervenções que tornaram o espaço da Biblioteca Pública Municipal de Nova Friburgo, Maria Margarida Ligouri, mais agradável e moderno - a Secretaria de Cultura registrou um aumento considerável no número de frequentadores, empréstimos de livros e de sócios, tudo isso em menos de 20 dias.
Antes das intervenções para adequação do espaço, a biblioteca tinha uma média de 20 visitas ao dia, hoje o número passa de 60 frequentadores/dia - foram 1.070 usuários em apenas 17 dias. A média de empréstimo de livros também mais do que triplicou, passando de quatro para 15. Outro número que também chamou a atenção foi o empréstimo de livros infantis, cuja média subiu de um para sete atualmente.
A sala de conectividade. que antes não existia e agora conta com três computadores novos e wi-fi grátis para estudo, tem a freqüência média de 20 usuários diários, sem contar as pessoas que levam notebooks e utilizam apenas a conexão. Vale ressaltar que a conexão é cedida apenas para estudo, pois tem bloqueio para redes sociais.
A Biblioteca Maria Margarida Ligour tem hoje hoje 3.500 sócios ativos, sendo destes, 110 novos sócios após a reinauguração. Para se tornar um sócio, basta comparecer à biblioteca com identidade e CPF originais, uma cópia do comprovante de residência e uma foto 3x4.
Outra “novidade” na biblioteca é o Livro Livre. São livros que estavam repetidos, livros didáticos com edição defasada ou que não poderiam ser mais recuperados que agora estão sedo doados. Até o momento foram doadas quase 1.000 unidades.
Localizada no primeiro piso do prédio da Câmara Municipal de Vereadores, a biblioteca passou por reformas e adequação do espaço físico e foi toda informatizada, recebendo adequação do acervo, além de desfungização e desinfecção. Após as reformas, a biblioteca de Nova Friburgo passou, também, a ser a sede da Secretaria Municipal de Cultura.
A Biblioteca Pública Municipal Maria Margarida Ligouri conta com o espaço físico todo reorganizado, com as prateleiras bem distribuídas, com sala para leituras infantis e para deficientes visuais, com pontos de internet inteligente e uma sala de informática com 30MB de velocidade.
Todo o esforço foi recompensado. A Biblioteca de Nova Friburgo foi selecionada entre as 50 bibliotecas mais importantes do país, através da Fundação Bill & Melissa Gates, e será contemplada com 10 computadores de ponta e terá todo trabalho de informatização realziado em parceria com a Biblioteca Nacional.
MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário