sexta-feira, 29 de maio de 2015

Cidade sedia circuito de ciclismo Audax Rio até domingo

Foto: Mauricio Rocha
Rio das Ostras foi escolhida para sediar a última etapa, de 600 km, que classifica atletas para o Circuito Paris-Brest-Paris
Foto: Mauricio Rocha
As provas são não-competitivas, de regularidade, nas quais os atletas buscam superar suas próprias marcas
Foto: Mauricio Rocha
Desafio Off Road Audax, que acontece no domingo, exige técnica e resistência dos ciclistas
Rio das Ostras sedia de sexta, 29, até domingo, 31 de maio, mais uma edição do Audax Rio, circuito de ciclismo reconhecido mundialmente. As provas são não-competitivas, de regularidade, nas quais os atletas buscam superar suas próprias marcas. A cidade foi escolhida para sediar a última etapa, de 600 km, que classifica atletas para o maior evento ciclístico do mundo, o Circuito Paris-Brest-Paris, de 1.200 km. 

A largada dos 600km será às 22h da sexta-feira, 29. O final de semana tem ainda o circuito de 200 km do Audax e desafios em percursos menores, com largada no sábado, dia 30. O Desafio Off-road tem saída às 8h, do domingo. 

“A região é perfeita, oferece um trajeto relativamente plano, ainda que os ventos criem algumas surpresas aos participantes. Além da prova final, que vai largar na sexta à noite, teremos uma prova de 200 km no sábado pela manhã, para iniciar outros atletas que queiram conhecer o Audax”, explica o organizador, Thiago Gomes. 

Segundo Thiago, a cidade permite que essa logística seja feita de forma eficiente, promovendo o desafio pessoal que os atletas da bicicleta não dispensam. 

PROVAS - No Audax não há disputa por colocações. O objetivo é concluir o itinerário, no tempo proposto, de acordo com cada etapa; de 200km, 300km, 400km e 600km. 

Para receber o brevet de 600 km da edição 2015, os ciclistas vão percorrer um circuito entre Rio das Ostras e Atafona, em São João da Barra, Norte do Estado do Rio, passando duas vezes por Quissamã e Barra do Furado. 

No sábado, dia 30, às 8h, largam os atletas que vão percorrer o circuito de 200 km, até Quissamã. 

O DORA (Desafio Off-Road do Audax), prova totalmente realizada dentro de Rio das Ostras, movimenta a cidade no domingo. Esse circuito tem 80 km, percorrendo estradas de terra, trilhas e fazendas particulares das regiões de Rocha Leão e Cantagalo. A prova inclui uma trilha conhecida como “Vietnam”, na qual os participantes terão que empurrar a bicicleta, atravessar riacho, andar no meio da mata, entre árvores e trilhas de boi, sempre com subidas e descidas alternadas, promovendo um grande desafio aos participantes. 

Ainda no domingo, os ciclistas do Brevet 600km retornam a Rio das Ostras, completando essa prova. 

O Audax Rio tem organização da Pedal 2, supervisão da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecierj) e apoio da Prefeitura de Rio das Ostras, por meio do Projeto Rio das Ostras Cidade Bike, de incentivo à prática do ciclismo. 


Confira abaixo a programação: 

Largada e chegada na Praia de Costa Azul, Praça da Baleia. 

Sexta Feira, dia 29 de maio
20h - Reunião Técnica Brevet 600 km e Brevet 200 km (Desafios)
22h - Largada Brevet 600 km 

Sábado, dia 30 de maio
8h - Largada Brevet 200 km e Desafios
16h - Reunião Técnica DORA - Vietnam
21h30 - Chegada dos últimos atletas do Brevet 200 km 

Domingo, dia 31 de maio
8h - Largada do DORA - Vietnam
14h - Chegada dos últimos do Brevet 600 km
15h30 - Encerramento e premiações

Nenhum comentário:

Postar um comentário