sábado, 30 de maio de 2015

ECONOMIA E EMPREGO

Brasil supera incertezas e vai retomar caminho do crescimento

Economia

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, comentou desempenho econômico neste ano e disse que o governo está anunciando medidas para aumentar o nível de atividade
por Portal BrasilPublicado29/05/2015 19h03Última modificação29/05/2015 19h03
Após um início de ano com incertezas, a economia brasileira está buscando um novo equilíbrio para retomar o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). Nesta sexta-feira (29), o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse que o desempenho do PIB no primeiro trimestre de 2015 reflete mais as dúvidas existentes naquele período.
Levy assegurou que a situação mudou positivamente. As incertezas em relação ao abastecimento de água e energia, por exemplo, foram superadas, bem como dúvidas sobre a possibilidade de rebaixamento do grau de investimento do Brasil e mesmo de a Petrobras não conseguir divulgar o seu balanço contábil auditado.
“O Brasil manteve o seu grau de investimento. A Petrobras publicou o seu balanço, está fazendo uma série de ajustes, enquanto a produção de petróleo continua crescendo”, disse. “Havia muita incerteza quando o ano começou e isso, evidentemente, afetou a atividade econômica. De lá para cá, eu acho que a confiança mudou. Nós vencemos esses desafios mais imediatos.”
O ministro lembrou que os reservatórios das hidrelétricas na Região Sudeste estão hoje com 35% de sua capacidade. “Com o realinhamento de preços [da conta de luz], também a própria população teve mais indicações para reagir à menor quantidade de água que a gente teve no ano passado”, acrescentou Levy.
A economia brasileira registrou um recuo do PIB de 0,2% no primeiro trimestre, em comparação aos últimos três meses de 2014. Esse período foi complicado também em outras partes do mundo. Os Estados Unidos, por exemplo, divulgaram hoje um resultado pior do que o Brasil: queda de 0,7% de janeiro a março de 2005.
Novas medidas
O ministro Joaquim Levy destacou que o governo está tomando medidas para manter e reanimar a economia. Ele citou a liberação de mais de R$ 20 bilhões para a construção civil. Na próxima semana, ressaltou, a presidenta Dilma Rousseff anunciará um plano “ambicioso” da Safra Agrícola 2015/2016. 
Na avaliação do ministro, a desvalorização do real frente ao dólar vai beneficiar e estimular os investimentos da indústria que terão reflexo positivo nas exportações. “Estamos tomando uma série de ações para a economia retomar o fôlego, o caminho”, ressaltou Levy. “A parte de concessão é fundamental para o Brasil ser mais competitivo, ter um custo menor e a gente poder realmente crescer.”
Segundo Levy, a concessão de infraestrutura (ferrovias, rodovias) pode ajudar as empresas a retomar investimento que caiu nos últimos trimestres. “As pessoas têm que ter aquela confiança para poder botar o seu dinheiro. Nós também estamos trabalhando para conseguir um novo desenho do mercado de crédito.”
Transição 
Joaquim Levy acredita que o segundo trimestre de 2015 deverá ser de transição: “Uma travessia. Mas eu acho que a gente vai começar a ter alguns sinais diferentes no segundo semestre [deste ano], o que é natural. Quanto mais rápido o governo tomar as medidas, as pessoas entenderem o rumo que se está seguindo, a gente vai começar a ver o crescimento da economia de volta”
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário