sexta-feira, 29 de maio de 2015

Semana do bebê reforça o Programa de Suplementação de Vitamina A

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 28/05/2015 17:18

  • / SAÚDE / 28/05/2015 17:18

    A suplementação de vitamina A está disponível nas Unidades Municipais de Saúde, em mais sete Estratégias Saúde da Família e no Ipamb Mosqueiro


Durante a 4ª Semana do Bebê, a Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), através da Referência Técnica de Nutrição e Saúde da Criança do Núcleo de Promoção à Saúde, está reforçando a importância da vitamina A para o desenvolvimento infantil, além de realizar a administração profilática da superdose de vitamina A em crianças que estão dentro da faixa etária indicada. A vitamina A está disponível nas Unidades Municipais de Saúde (UMS’s), em mais sete Estratégias Saúde da Família (ESF’s) e no Ipamb Mosqueiro.
Devem receber a superdose crianças de seis meses a cinco anos incompletos, no esquema de uma dose a cada seis meses. “Os bebês menores de seis meses não precisam da suplementação deste nutriente porque a vitamina A já está presente no leite materno na quantidade ideal, desde que a criança seja amamentada exclusivamente no peito e a mãe tenha uma alimentação equilibrada e saudável, a quantidade é suficiente para garantir o crescimento infantil normal e saudável”, explica a coordenadora da Referência Técnica de Saúde da Criança da Sesma, Bárbara Guerreiro.
A vitamina A não é produzida pelo organismo por isso deve ser ingerida a partir de alimentos de origem animal e vegetal, como fígado bovino, gema do ovo, leite de vaca integral, pupunha, buriti, manga, couve e cenoura. “O corpo armazena a vitamina A no fígado, garantindo uma reserva para ser usada quando necessário. Se esta reserva ficar baixa, a criança pode desenvolver problemas de saúde, como a xeroftalmia, também conhecida como ‘secura nos olhos’, que é um problema que atinge a retina, a conjuntiva e a córnea, podendo levar à cegueira parcial ou total”, ressalta a coordenadora da Referência Técnica de Nutrição da Sesma, Thaís Granado.
Há 10 anos, o Ministério da Saúde instituiu o Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A, por meio da Portaria nº 729/05. Desde 2012, o programa está implantado em todos os municípios da Região Norte. De acordo com o Manual de Condutas Gerais do Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A (2013), no Brasil, a deficiência de vitamina A (DVA) era um grave problema de saúde pública, mas já é possível perceber o impacto positivo da suplementação, que aponta para a redução do risco global de morte em 24%, para crianças entre 6 e 59 meses, e redução da mortalidade por diarreia em 28%. Para crianças com HIV positivo, o impacto é maior, com a diminuição em 45% das mortes por todas as causas.
A suplementação de vitamina A não é recomendada para crianças que já fazem uso diário de polivitamínico com vitamina A ou qualquer outro complemento isolado que contenha a vitamina. “Já em relação às reações adversas, geralmente não há efeitos
colaterais, mas a criança pode comer menos no dia da administração, vomitar ou sentir dor de cabeça. Os profissionais de saúde estão aptos a orientar as mães. Os sintomas passarão e a criança ficará protegida”, ressalta Thaís.
As mulheres na fase pós-parto imediato também devem receber a suplementação de vitamina A ainda na maternidade. De acordo com Thaís Granado, as puérperas devem ser orientadas quanto a alimentação adequada e saudável, e a importância da megadose para a reposição de suas reservas corporais. A administração da dose é registrada no cartão da gestante.
A coordenadora de nutrição da Sesma ressalta que mulheres grávidas ou em idade fértil, que podem estar na etapa inicial da gravidez sem saber, não devem receber a megadose de vitamina A. “Essa superdose, quando administrada no início da gravidez, pode causar problema de má-formação fetal”, esclarece Thaís.
Recentemente, a Sesma forneceu vitamina A para as maternidades dos hospitais Aberlardo Santos e Beneficente Portuguesa. “Outras maternidades podem solicitar vitamina A à Secretaria Municipal de Saúde. O atendimento será feito mediante o fornecimento de novas doses do suplemento”, diz Thaís.
Serviço: Suplementação de Vitamina A em 25 Unidades Municipais de Saúde e nas Estratégias Saúde da Família (Eduardo Angelim, Agulha, Parque Guajará, Pirajá, Riacho Doce, Parque Amazônia, e Tapanã) e Ipamb Mosqueiro.
Texto: Paula Barbosa
Foto: Arquivo-Agência Belém
Secretaria Municipal de Saúde (SESMA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário