sábado, 30 de maio de 2015

Prefeitura de São Pedro da Aldeia dá início ao curso de capacitação “Caminhos do Cuidado”
Por Gabrielly Costa em 29/05/2015
A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Saúde, deu início ao curso de capacitação “Caminhos do Cuidado” nesta sexta-feira (29). Promovida pelo Ministério da Saúde, a qualificação tem como objetivo oferecer formação em Saúde Mental, crack, álcool e outras drogas. No município, foram formadas duas turmas com agentes de saúde e técnicos de enfermagem da Atenção Básica. O curso vai até 03 de julho e os encontros acontecem sempre as terças e sextas-feiras, das 8h30 às 17h, no auditório da Associação Comercial, Turística, Industrial e Agrícola de São Pedro da Aldeia (ACIASPA). Os participantes recebem material didático e alimentação financiados pelo projeto, além de certificado oferecido pelo Ministério da Saúde.  O curso tem como tutoras Priscilla Messeder e Leila Ramos. Cerca de 100 profissionais da Atenção Básica aldeense serão capacitados.

Imagem da Notícia

Diretora do Programa de Saúde Mental do município, Rosemary Calazans Cypriano falou sobre a importância da capacitação. “O curso ‘Caminhos do Cuidado’ é dado pelo Ministério da Saúde e está acontecendo por todo o país. É de grande relevância para São Pedro da Aldeia receber esse curso e oferecê-los aos profissionais da saúde, porque ele é mais um instrumento que nós temos para qualificar a nossa rede de cuidados. A Atenção Básica está sendo qualificada para dar instrumentos aos profissionais, que estão na ponta e lidam com essas situações no dia-a-dia de trabalho, para que eles tenham mais condição e recurso de acolher o usuário e dar os encaminhamentos necessários”, declarou.

Imagem da Notícia

Nesse primeiro dia de capacitação, foi trabalhado o conceito de território, a visão em relação ao uso de álcool de drogas, os preconceitos que envolvem os usuários e os possíveis cuidados oferecidos como rede. A programação contou ainda com dinâmica e apresentação de vídeo educacional. “Vamos nos encontrar uma vez na semana, totalizando cinco encontros com cada turma. O foco do projeto são os profissionais da Estratégia de Saúde da Família, mas também temos técnicos do CAPS e da Residência Terapêutica da cidade participando do curso”, disse Priscilla Messeder.

Imagem da Notícia

“Esse curso vem para capacitar os agentes que estão na ponta, os profissionais da Atenção Básica, e para desmistificar o que é a dependência química e de que forma podemos tratar isso, capacitando e dando a autonomia do agente de saúde de procurar outras unidades que formam a rede de cuidados, como os dispositivos da Assistência Social, entre outros”, disse a tutora do Ministério da Saúde, Leila Ramos.

Imagem da Notícia

O projeto “Caminhos do Cuidado” é oferecido de forma gratuita pelo Ministério da Saúde. Iniciado em 2013, a base do projeto é a política de atenção integral e cuidado com as pessoas que fazem uso prejudicial de drogas. 

Imagem da Notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário