domingo, 31 de maio de 2015

Projeto Rios Voadores capacita professores do Amazonas

31.Mai.2015
rios.jpgO projeto Rios Voadores, que conta com nosso patrocínio por intermédio do Programa Petrobras Socioambiental, capacitou professores da rede pública de ensino do Amazonas para que entendam a relação do deslocamento de massas de vapor d'água amazônico com a ocorrência de chuvas em outras regiões brasileiras. Os primeiros encontros ocorreram nos dias 13 e 14 de maio, em Manaus. Nas cidades de Coari, Carauari e Tefé, as aulas acontecerão entre os dias 10 e 15 de junho.

A capacitação dos docentes manauaras foi realizada pelo doutor em oceanografia Caio Augusto Magalhães, no auditório do Centro Educacional de Tempo Integral Gilberto Mestrinho, no bairro Educandos, e no auditório CETI Áurea Braga, no bairro Compensa. Sob coordenação do idealizador do projeto Rios Voadores, Gérard Moss, os encontros objetivaram difundir conhecimentos sobre o fenômeno e incentivar a preservação da floresta.

O projeto Rios Voadores integra o Programa Petrobras Socioambiental desde 2007. Suas pesquisas começaram por ocasião de uma expedição aérea comandada por Gérard Moss, a bordo de um monomotor, para estudar como o desmatamento da Floresta Amazônica poderia afetar o clima no Brasil e alterar o ciclo das chuvas no país, principalmente nas regiões Sul e Sudeste. “A floresta tem uma capacidade muito superior à do mar para devolver umidade à atmosfera. Uma árvore pode capturar até mil litros de água por dia. É máquina fantástica de bombeamento hídrico. A derrubada das árvores acarreta menos chuvas”, explicou Moss.

Programa Petrobras Socioambiental
Por meio do Programa Petrobras Socioambiental, investimos em projetos de todo o país, com foco nas linhas de atuação Produção Inclusiva e Sustentável, Biodiversidade e Sociodiversidade, Direitos da Criança e do Adolescente, Florestas e Clima, Educação, Água e Esporte.
Postado em: [Sociedade e Meio Ambiente]

Nenhum comentário:

Postar um comentário