sábado, 30 de maio de 2015

Solenidade comemora 120 anos da assinatura de tratado entre Brasil e Japão

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 30/05/2015 14:51

  • / COMEMORAÇÃO / 30/05/2015 14:51

    Solenidade comemorativa pelos 120 anos da assinatura do tratado de amizade, comércio e navegação entre Brasil e Japão, marcou a manhã deste sábado, 30


Na manhã deste sábado, 30, autoridades e representantes de empresas do Estado do Pará, participaram da solenidade comemorativa dos 120 anos da assinatura do tratado de amizade, comércio e navegação entre Brasil e Japão. O evento ocorreu no auditório do Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém, lugar que também recebe a XIX Feira Pan-Amazônica do Livro.
O grupo de Taiko, tradicional no Japão, com variedade de instrumentos de percussão locais, iniciou a cerimônia, que foi seguida pela composição da mesa de solenidade.
Em discurso, o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho agradeceu pelo convite na cerimônia e externou a satisfação em participar da solenidade como prefeito da capital. “Tive e ainda tenho laços profundos de amizade com a colônia japonesa no Estado. Essa, que, mantem firme seus valores e sua disciplina”, comentou o prefeito. “A presença desta cultura em nossa região, faz com que nós, também, possamos melhorar e evoluir enquanto cidadãos e enquanto empresários, com o olhar revolucionário que vocês têm”, completou Zenaldo, referindo-se aos empresários presentes no evento.
Zenaldo Coutinho aproveitou o momento, também, para convidar os japoneses que vieram especialmente para a solenidade, para participarem dos festejos dos 400 anos da capital paraense, no próximo ano. “Vocês também são nossos convidados para a comemoração dos 400 anos de nossa cidade, a ser comemorada em janeiro do ano que vem. Sem a cultura japonesa em nossa região, não teríamos o forte enriquecimento no lado comercial da cidade”, concluiu Zenaldo.
A solenidade do evento continuou com a Cerimônia de Outorga da Condecoração de Primavera 2015 do Governo do Japão, Grau Ordem do Sol Nascente Raios de Ouro e Prata, ao Sr. Noriaki Arai, pela contribuição na promoção do ensino da língua japonesa, no esforço para estabilidade e desenvolvimento do município de Tomé-Açu, além da implantação do serviço de eletrificação e telefonia rural e desempenho da implantação do sistema agroflorestal e preservação ambiental. Em seguida, o governador do Estado, Simão Jatene, também foi homenageado e condecorado.
Após as homenagens e entregas de medalhas, houve apresentações culturais do Japão e do Pará, representada através do grupo Frutos do Pará.
Além do prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho e do governador do Estado, Simão Jatene, foram convidados para compor a solenidade, Yuji Ikuta, presidente da Comissão Organizadora dos Eventos Comemorativos dos 120 Anos de Amizade Japão-Brasil e Presidente da Associação Pan-Amazônia Nipo-Brasileira; Kunio Umeda, Embaixador do Japão no Brasil; Deputado Márcio Miranda, que no ato representou a Assembleia Legislativa do Estado; Paulo Chaves, Secretário Estadual de Cultura; Masahiko Kobayashi, Cônsul Principal do Japão em Belém; Fernando Yamada, Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Nipo-Brasileira do Pará; Gilberto Yamamoto, Presidente da Beneficência Nipo-Brasileira da Amazônia; Yozo Yamamoto, Presidente da Associação das Províncias do Japão do Norte do Brasil; Teruo Moroishi, Presidente do Clube da Terceira Idade do Pará e Alberto Oppata, Presidente da Associação Cultural e Fomento Agrícola de Tomé-Açu, município símbolo da Imigração Japonesa na Amazônia.
Feira Pan-Amazônica do Livro - A Feira que foi aberta oficialmente nesta sexta-feira, 29, e que chega a sua 19ª edição, reverencia o Japão e sua rica cultura para comemorar os 120 anos do Tratado de Amizade, comemorado em 2015. “Este ano vamos comemorar os 120 anos do processo migratório do Japão para o Brasil, especialmente em três estados: Pará, Paraná e São Paulo”, explicou o secretário de Estado de Cultura, Paulo Chaves.
A 19ª edição da Feira Pan Amazônica do Livro tem previsão de público de 400 mil visitantes, como uma movimentação financeira estimada em R$ 16.110.000,00 em negócios realizados no período da feira, com a participação de 144 empresas.
Texto: Adriana Pereira
Foto: Alessandra Serrão - NID/Comus
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário