domingo, 31 de maio de 2015

Grupos de idosos participam da Tarde de Integração

29/05/2015 17:40:00 - Jornalista: Lourdes Acosta
Compartilhe:  
Foto de idosas se apresentando durante a tarde de integração
Foto: Ana Chaffin
Evento estimula o convívio social
Música e dança, teatro e muita alegria fizeram parte da Tarde de Integração da Terceira Idade, ocorrida nesta sexta-feira (29), no Centro de Convivência do Idoso (CCI), reunindo cerca de 500 pessoas dos grupos de idosos da cidade.
Aberto ao público, o evento foi realizado através do complexo, formado pela concentração dos órgãos que executam a política do idoso (subsecretaria do Idoso, coordenadoria da Terceira Idade e Conselho do Idoso) na Prefeitura de Macaé. O grupamento da Guarda Sênior de Macaé também participou das atividades. Presentes ao evento a subsecretária de Desenvolvimento Social, Patricia Mendonça; a subsecretária do Idoso, Catarina Sousa; e a presidente do Conselho do Idoso, Mariléia Ramos.

A cantora Enete Santos, do grupo “Vivaidoso”, do Lagomar, abriu o evento. Logo após, os grupos Despertar, do Centro, e Amor, do Parque Aeroporto, apresentaram um coral e marchinhas carnavalescas, comemorando o mês das mães.

A coordenadora da Terceira Idade, Luciana Alvarenga, agradeceu a presença de todos no evento que estimula o convívio social. Na oportunidade, ela pediu um minuto de silêncio em homenagem póstuma à Andrea Meirelles, falecida no último dia 17. “Ela deixa um legado social em prol do cidadão macaense e o idoso. Incentivou o resgate de muitos grupos e nos estendeu a sua mão”, acentuou, chamando em seguida todos os funcionários da Coordenadoria da Terceira Idade, da subsecretaria do Idoso e do Conselho para prestarem um tributo através de cantos sacros.

Na oportunidade, subsecretária do Idoso, Catarina Sousa afirmou que o evento estimula o convívio social e visa inserir a melhor idade na rede de proteção que o município oferece melhorando a qualidade de vida dos idosos do município. “Nossa meta é promover a inserção dos idosos, reunindo os que frequentam os grupos existentes no município. É um importante evento, que proporciona acesso à cultura e ao lazer aos munícipes idosos”, garantiu.

Entre as atrações apresentadas na Tarde de Integração estiveram o grupo “Esplendor”, do Trapiche; a dança das “Periquitas”, do grupo Amor do Parque Aeroporto; e dos “Anos 60”, do grupo Sol Nascente da Virgem Santa. O cantor macaense Lian Costa, se apresentou com músicas sertanejas. Durante a tarde houve ainda, sorteio de brindes e lanche coletivo.

Para o cozinheiro Sebastião Passamanni, 65 anos, que participa das oficinas oferecidas no CCI e do grupo de idosos do Parque Aeroporto, a tarde foi bastante expressiva. “Gostei muito desta tarde que expressou alegria e entretenimento. Eu participo da oficina de pão e vou me integrar agora na academia do CCI”, disse. Já Geralda Vilarin, 71 anos, afirmou que participou para se distrair. “Aqui a gente se distrai e conversa com as pessoas. Adorei”.

Participaram da Tarde de Integração os grupos de idosos da cidade, dentre eles estão os seguintes: Alvorecer – Miramar; Amor - Parque Aeroporto; Corações - Morro de São Jorge; Despertar – Centro; Esperança- Sana; Esplendor – Trapiche; Estrela do Mar - Nova Holanda; Feliz Idade – Botafogo; Paz – Aroeira; Prosperidade – Barra; Renascer – Frade; Reviver – Ajuda; Serra Verde – Glicério; Sol Nascente - Virgem Santa; União - Córrego do Ouro; Vivaidoso – Lagomar; e Vivendo - Serra da Cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário