Acordos com universidades dos EUA são estratégia acertada, diz pesquisador brasileiro na Nasa
Em visita à Nasa, agência espacial americana, nesta quarta-feira (1º), a presidenta Dilma se encontrou com Ivan Paulino Lima, brasileiro que faz pós-doutorado em Microbiologia Ambiental na agência espacial americana. Em conversa com o Blog do Planalto,ele afirmou que considera estratégicas as parcerias firmadas em pesquisa e inovação com universidades americanas pelo governo brasileiro. Ele realiza, desde 2011, pesquisa sobre micro-organismos resistentes à radiação com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação vinculada ao Ministério da Educação.
“Qualquer nação que queira avançar deve investir em ciência e tecnologia. Eu acho que o governo da presidenta Dilma está adotando uma estratégia acertada de assinar esses acordos com os Estados Unidos, que é um dos países que lideram a produção científica e o desenvolvimento tecnológico no mundo”, afirmou o pesquisador. Ele avalia como fundamentais as parcerias fechadas pela presidenta durante visita de trabalho aos Estados Unidos.
“Cria novas oportunidades para estudantes e pesquisadores brasileiros desenvolverem seus estudos no exterior e levar isso de volta para o Brasil, em áreas que são da fronteira do conhecimento”, disse.
Após concluir sua pesquisa, Lima já tem destino certo. Seu propósito é retornar ao Brasil. Ele planeja poder retribuir o investimento feito nele por meio da bolsa de estudos. “É uma oportunidade fantástica para qualquer estudante e pesquisador, é um investimento em uma área crucial, fundamental. Acho que é um momento histórico esse que a gente está vivendo.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário