terça-feira, 21 de julho de 2015

Secretaria de Políticas para Mulheres visita abrigo em Belém

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 23/05/2015 11:29

  • / PROTEÇÃO / 23/05/2015 11:29

    Fernanda Papa, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (à esquerda, na foto), elogiou o trabalho desenvolvido em Belém em prol das mulheres vítimas de violência doméstica


Conhecer o serviço de acolhimento e proteção às mulheres em situação de violência doméstica ameaçadas de morte e encaminhadas pela Divisão Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), no município de Belém, foi o objetivo da visita da coordenadora geral de fortalecimento da rede de atendimento da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Fernanda Papa, à capital paraense, na tarde desta sexta-feira, 22.
Fernanda Papa participou durante esta semana de uma oficina de articulação da rede de enfrentamento à violência contra a mulher em Breves, na Ilha do Marajó. De volta à Belém, aproveitou a oportunidade para conhecer a Casa Abrigo Emanuelle Rendeiro Diniz (Caerd), um espaço de atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica, gerenciado pela Fundação Papa João XXIII (Funpapa).
“Conhecer o equipamento que faz parte da rede de enfrentamento à violência contra as mulheres em Belém e vê-lo funcionando ativamente, com uma equipe qualificada e com pessoas sendo bem atendidas foi muito bom, uma grande alegria”, elogiou a coordenadora. “A nossa visita é importante para conhecer e orientar o serviço do ponto de vista da necessidade de fortalecimento”, complementou.
Para a coordenadora da Caerd, Carlota Tourão, a visita é uma oportunidade de fortalecer o atendimento. “Esperamos uma contribuição com o conhecimento que ela trouxe para melhorar o nosso serviço”, ressaltou.
A visita ao abrigo foi acompanhada pela assessora jurídica da Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel), Edna Vilela. “Hoje, a Combel dá todo o apoio às políticas públicas voltadas para as mulheres com o objetivo de valorizar o papel da mulher na sociedade”, enfatizou. 
Até o mês de abril deste ano, foram 18 mulheres atendidas no abrigo. Um total de 48 pessoas contando com os filhos que acompanham as mães na maioria dos casos. Os dados são do Núcleo de Vigilância Socioassistencial da Funpapa. O serviço da Caerd existe desde 1997 e funciona em caráter sigiloso, visando contribuir para o atendimento integral das mulheres, seus filhos e familiares.
Texto: Denise Soares
Foto: Alessandra Serrão - NID/Comus
Fundação Papa João XXIII (FUNPAPA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário