Por Gabrielly Costa em 02/05/2016
A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, realizou uma capacitação sobre formulários do Cadastro Único para os novos servidores aprovados em concurso público, que irão trabalhar como entrevistadores. Ministrada pela coordenadora municipal do CadÚnico e Bolsa Família, Simone dos Santos, a qualificação foi realizada na última semana de abril, no Centro de Formação Continuada Profª. Ismênia Trindade dos Santos e no Centro Vocacional Tecnológico (FAETEC) da cidade. O evento contou com a participação da subsecretária das pastas, Olívia Sá, e da diretora da Gestão SUAS, Jane Ferreira.
De acordo com Simone dos Santos, coordenadora do CadÚnico e Bolsa Família, o Cadastro Único é uma importante ferramenta para a articulação da rede de promoção e proteção social. “O CadÚnico é um instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda e pode ser utilizado para diversas políticas e programas sociais voltados a este público. O entrevistador é o profissional responsável por entrevistar as famílias e preencher os formulários de cadastramento. Sendo assim, ele deve possuir boa caligrafia, boa leitura e ser capacitado para realizar as entrevistas”, afirmou Simone, que foi capacitada para ser instrutora do curso pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
Os 53 novos servidores efetivos da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos foram empossados no dia 19 de abril e estão atuando na sede da Secretaria, nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) do município, no Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), na sede do Programa Bolsa Família, na Casa Abrigo Municipal e no Conselho Tutelar.
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