quarta-feira, 4 de maio de 2016

Música e poesia contam a história de compositor macaense no Mercado de Peixes

E-mailImprimir
mercado
Música,  poesia e a história do músico macaense Benedito Lacerda, um dos mais famosos flautistas que inovou a música brasileira, estiveram presentes na primeira edição do projeto "Benê Lá", realizado nesta quarta-feira (4), na Praça Jorge Martins, em frente ao Mercado Municipal de Peixes. Trata-se de um projeto da Fundação Macaé de Cultura (FMC), em parceria com as secretarias de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turismo e de Educação que começa a ser executado todas as quartas-feiras, das 17 ás 19h.
- A cultura tem que ir onde o povo está. Com esse projeto caracterizado por diferentes categorias culturais, onde permeiam a música, poesia e a literatura, levamos ao conhecimento do público, de forma leve e divertida a história do nosso músico e compositor Benedito Lacerda, além disso promovemos o entretenimento dos transeuntes, comerciantes e turistas que frequentam o Mercado dos Peixes -, explicou  a presidente da FMC, Tânia Jardim.
O evento foi aberto pelo músico Bruno Py, regente da Orquestra Popular de Macaé (OPM), que discorreu sobre a história de Benedito Lacerda e como sua biografia é importante para a música popular e para o choro. Em seguida a banda de música da Semed tocou música popular, encantando o público presente. Houve ainda, a apresentação do grupo de choro da Emart - Escola Municipal de Artes Maria José Guedes, composto por um trio de músicos, conduzidos pelo professor Marco pólo (Banana), que exercitaram um repertório de música popular. Além disso, o poeta e jornalista Gerson Dudus completou o evento, declamando poesia específica para o choro do Bené e uma letra da música de Caetano Veloso.
Para a subsecretária da Pesca, Rizete Ribeiro, esse é um tipo de evento que consolida o Mercado dos Peixes não somente como um centro de comercialização do pescado, mas também com um pólo turístico-cultural, revitalizando ainda o centro da cidade. A subsecretária de Educação Integral, Andrea Martins, por sua vez, enalteceu o projeto que torna de conhecimento público a história de Benedito Lacerda, um dos precursores do Choro. "Sem dúvida é muito importante estarmos evidenciando um filho ilustre que é prata da casa. Com isso, levamos sua biografia até a população permitindo o acesso cultural para a comunidade", disse.
Benedito corretaQuem foi Benedito Lacerda - O homenageado desta edição, o compositor Benedito Lacerda, foi um dos flautistas mais famosos e inovadores da música brasileira. O músico começou a tocar flauta transversa aos 8 anos, de ouvido, entrando bem cedo para a banda da Sociedade Musical Nova Aurora, em Macaé. Em 1920, chega ao Rio de Janeiro já com uma experiência extensa como músico de bandas e dois anos depois, ingressa na banda do exército. Acompanhou estrelas como Carmen Miranda, Mário Reis e Francisco Alves, se tornou parceiro de Pixinguinha, tendo se destacado compondo famosos choros e músicas para o carnaval. 
Uma das vendedoras do Mercado de Peixes, Marilene Andrade (52 anos) ficou encantada. Ela disse que nos 16 anos que ali comercializa esta é a primeira vez que ouve bandas alegrarem sua tarde de trabalho. "Ouvir música alegra o coração, principalmente, neste horário em que encerramos nossas tarefas de trabalho". Já o comerciante João Castilho (40 anos) gostou muito do projeto das quartas-feiras. "Hoje o turista vem e ouve a música, amanhã ele volta e vem às compras", assegurou.
 
Jornalista  Lourdes Acosta 

Nenhum comentário:

Postar um comentário