Nadador de 60 anos é destaque em travessia no mar
02/05/2016 10:40:00 - Jornalista: Raphael Bózeo
Foto: Guga Malheiros
Atleta de 60 anos supera limitação física e rouba a cena no Dia Esportivo do Trabalhador
Ao deixar a água de forma bem demorada e chegar à superfície, uma grande surpresa. Seu Adriano tem o lado direito do corpo paralisado, e assim um dos braços e uma das pernas têm movimentos limitados. A potência nos membros é reduzida pela metade, mas a vontade de completar a etapa e superar limites certamente é dobrada. Virou um exemplo.
Cruzou a linha de chegada na última colocação, na lanterna, como se diz na gíria. Mas foi essa lanterna que iluminou a todos que ali estavam. Foi ovacionado como um verdadeiro campeão olímpico. Gritos, palavras de incentivo, aplausos e gente emocionada, até chorando. Ninguém recebeu tantos carinho como seu Adriano. Pegou a sua medalha, e com um sorriso largo no rosto, abraçou os amigos com a sensação de dever cumprido.
"Eu nasci já sabendo nadar (risos), sou baiano e sempre morei na beira do Rio. Tenho 13 medalhas, tanto de mar aberto quanto de piscina. Adoro isso", conta o nadador, morador da Princesinha do Atlântico há 30 anos, explicando que é uma rotina os seus feitos.
Adriano foi o grande personagem da Travessia na Praia da Imbetiba pela sua superação e exemplo. A prova foi uma das diversas que aconteceram neste domingo (1º), em homenagem ao feriado do Dia do Trabalhador.
A manhã começou com a corrida de 5km, com cerca de 300 participantes. Além de famílias e amigos, diversas equipes de corredores marcaram presença. O evento contou com professores, instrutores e boa estrutura montada.
Pela manhã, o dia ainda reservou uma caminhada de 2km e um passeio ciclístico. Já no fim, após o encerramento das atividades esportivas, uma apresentação de Capoeira mobilizou quem estava no local. Além disso, a Orquestra Popular de Macaé, da Secretaria de Cultura, se apresentou próximo à praia em um belíssimo espetáculo, encerrando as atividades.
À tarde, o Torneio de Tênis de Mesa recebeu atletas de diversas cidades da região, inclusive com dois campeões brasileiros. A competição adulta contou com 40 participantes e foi um sucesso. Cinco mesas foram montadas e com partidas simultâneas deixaram o nível de competitividade grande.
"Fizemos uma programação bem interessante e a presença grande de participantes superou as nossas expectativas. Uma manhã bem legal na Imbetiba, com corrida, travessia, caminhada e o passeio ciclístico, em homenagem ao Dia do Trabalhador", conta Thales Coutinho, presidente da Fundação de Esporte de Macaé (Fesporte).
Nenhum comentário:
Postar um comentário