quinta-feira, 6 de abril de 2017

Aula inaugural dá início à preparação de alunos do Cursinho Pré-Vestibular Municipal em 2017

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 03/04/2017 12:30

  • / RUMO À UNIVERSIDADE / 03/04/2017 12:30

    O coordenador do Cursinho, professor Henderson Ramos, o Branco, ministrou a aula inaugural na manhã desta segunda-feira, 3.


Há um ano Isabelle da Costa Soares, de 17 anos, ingressava no cursinho Pré-Vestibular Municipal. Naquela época, o sonho da menina era ser aprovada no curso de Oceanografia, da Universidade Federal do Pará (UFPA). Um sonho que ainda parecia muito distante. Isabelle não poderia nem imaginar que um ano depois voltaria ao mesmo cursinho, porém não mais como aluna, e sim para compartilhar a experiência adquirida ao longo de 2016 após a aprovação em duas universidades públicas, UFPA e Universidade Estadual do Pará (Uepa).
Nesta segunda-feira, 3, Isabelle participou da aula inaugural da turma de 2017 do cursinho Pré-Vestibular. A ex-aluna foi convidada para dividir, com os 600 novos alunos do cursinho, um pouco da sua trajetória em busca da aprovação ao vestibular. Alunos, que assim como ela um ano atrás, buscam ingressar em uma universidade.
“Acho que o conselho que eu gostaria de dar para eles é que fiquem tranquilos, é só estudar que a aprovação vem. Os professores são muito bons, tornam as aulas mais interessantes, não é nenhum bicho de sete cabeças”, declarou Isabelle Soares.
Uma das novas alunas do Cursinho Municipal é Cássia Bruna Vieitas, 17 anos. Ela concluiu o ensino médio no final de 2016 e, apesar de ter sido aprovada no curso de enfermagem por uma universidade particular, Cássia resolveu investir mais um ano de estudos em busca da aprovação em uma universidade pública.
“Universidade pública sempre foi o meu sonho. E como tenho uma amiga que estudou aqui ano passado e foi aprovada na UFPA e UEPA, resolvi me inscrever. Também já tinha escutado falar muito bem dos professores daqui”, afirmou a aluna.
Cássia disputou uma das 600 vagas para o cursinho Pré-Vestibular Municipal, e foi aprovada entre mais de 6.788 candidatos – são 200 vagas para o turno da manhã, 200 vagas para o turno da tarde e 200 para o turno da noite. Na aula inaugural que ocorreu na manhã de hoje, a aluna era só alegria, e afirmou que a primeira etapa na busca pela aprovação ao vestibular já foi vencida.
“Graças a Deus fui aprovada na seleção para estudar no cursinho. A equipe é excelente e tenho certeza que vai ajudar muito para que ao final desse ano eu passe no curso de enfermagem ou quem sabe até medicina. Ainda estou decidindo”, revelou Cássia.
Resultados - Em dois anos de história, o Cursinho Pré-Vestibular Municipal vem acumulando resultados positivos. Dos 600 alunos que frequentaram as aulas do cursinho em 2016, cerca de 70% foram aprovados em universidades públicas. Um resultado tão bom que tem feito a procura pela instituição aumentar cada vez mais.
“Quando o cursinho foi implantado pela gestão municipal, poucas pessoas acreditavam que um cursinho gratuito poderia ser bom. No primeiro ano já provamos o contrário, com um excelente número de aprovações, e em 2016 não foi diferente”, disse o coordenador do Cursinho, Henderson Ramos, o professor Branco.
Segundo o professor Branco, a fórmula do sucesso em tão pouco tempo é simples. “A nossa equipe de professores é muito boa. Trabalhamos com professores que tenham pelo menos cinco anos de experiência e uma boa didática com os alunos. Já no primeiro ano as pessoas viram isso e começaram a confiar no nosso trabalho”, explicou.
Novidade - Para quem pensa que os desafios da equipe do Cursinho Pré-Vestibular Municipal diminuíram com os bons resultados dos dois primeiros anos, o coordenador do cursinho avisa logo que não. Uma novidade para este ano, trará novos desafios e também perspectiva para os alunos.
Trata-se de uma turma preparatória específica para as escolas militares – Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Academia da Forca Aérea (AFA), Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), Instituto Militar do Exército (IME), Escola Naval (EM) e Centro de instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba).
“A gente quer dar uma oportunidade para esses jovens que têm o sonho de ingressar na carreira militar. A gente via que esse era um sonho dos alunos e queremos dar toda a estrutura para que eles possam realizá-lo”, disse Branco.
Texto: Kennya Corrêa
Foto: Oswaldo Forte
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário