segunda-feira, 3 de abril de 2017

Caminhada do Dia Mundial da Conscientização do Autismo reúne cerca de 3 mil pessoas

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 02/04/2017 14:09

  • / INCLUSÃO / 02/04/2017 14:09

    Com balões, faixas e placas informativas sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), a caminhada chamou a atenção dos que passavam pelo local e das pessoas residentes no entorno


Cerca de três mil crianças acompanhadas de seus pais vestiram-se de azul e foram às ruas da capital paraense neste domingo, 2, para participar da “Caminhada e Encontro das Instituições pela Conscientização do Autismo”. O evento organizado Pela Ong Amora, com o apoio da Prefeitura de Belém, aconteceu em alusão ao Dia Mundial do Autismo, celebrado em todo o Brasil.
A programação teve início às 9 horas, com saída da Praça Batista Campos, e percorreu a Rua dos Tamoios, Avenida Serzedelo Correa, Travessa Padre Eutíquio, com retorno por volta das 11 horas ao local da concentração.  
Com balões, faixas e placas informativas sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), a caminhada chamou a atenção dos que passavam pelo local e das pessoas residentes no entorno. “Aqui estamos todos unidos por uma só causa. Queremos mesmo chamar a atenção das pessoas para a síndrome, para que passem a compreender que a pessoa com autismo merece respeito, atenção, amor, e principalmente ser inserido na sociedade que ainda apresenta muito preconceito”, pontuou o jornalista Daniel Barbosa, 51, enquanto caminhava abraçado ao filho de 11 anos, Nicolas Lobato, portador de autismo.  
Na ocasião, estiveram presentes membros de diversas instituições que trabalham com os portadores de autismo, como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Belém (Apae), Espaço Terapêutico Amira Figueiras (Arima), Clínica de Desenvolvimento Infantil (Integra), Serviço de Atendimento em Reabilitação (Saber), Casa do Autista, Associação de Pais Castanhal, Equipe de Responsabilidade Social do Paysandu, Sense Kids Terapias Especializadas e o Centro de Referência em Inclusão Educacional Gabriel Lima Mendes (Crie).
Organizadas em estandes, as instituições disponibilizaram ao público presente serviços voltados para autistas, entre os quais: brincadeiras; atividades lúdicas e pedagógicas; exposição de projetos e programas que auxiliam no desenvolvimento da criança com TEA; além também da promoção de assistência médica, social e educacional.
De acordo com a Coordenadora da ONG Amora, Cristina Serra, o evento tem alcançado a cada ano um número maior de pessoas. “Nosso maior objetivo é unir pessoas que convivem com o autismo, propondo a informação como ferramenta de transformação, e a cada ano somos surpreendidos com cerca de mil pessoas a mais envolvidas na causa”, afirma.
A pedagoga Ana Patricia Vasconcellos, 43, decidiu participar da programação este ano, e sentiu-se encantada com o estande do Crie. “O que mais me chamou atenção aqui foi a atividade pedagógica com imagens e cores exposta na mesa”, destaca. “Nós, pais de autistas, sonhamos com instituições preparadas na área da educação, que é onde começa a inclusão, e o município está de parabéns já que nem nas escolas particulares dispusemos deste suporte e auxílio”, completou, surpresa.
Durante o evento, o Crie apresentou atividades com estratégias didáticas para se trabalhar o desenvolvimento da criança autista, além de informações sobre programas e projetos desenvolvidos na própria sede e nas salas de recursos multifuncionais, encontradas nas unidades de educação. "É importante ressaltar que também estamos culminando aqui as atividades que realizamos no centro durante toda a Semana do Autismo, como previsto na Lei Municipal de número 9.259, sancionada pelo Prefeito Zenaldo Coutinho em dezembro de 2016", explicou a Coordenadora do Crie, Denise Corrêa.
O pequeno Wallace Martins, 11, diagnosticado com TEA, estuda na rede municipal de ensino desde a educação infantil e é um dos 365 estudantes com autismo que apresenta bons resultados.  “Eu gosto muito da minha antiga e atual escola, pois aprendi a ler, escrever, e também fiz muitos amigos”, animou-se.
“Eu não tinha esperanças de que um dia o meu filho chegaria a esse nível de desenvolvimento. Mas a escola e ele próprio me mostraram que é possível superar limites e ir além. Por isso, deixo a mensagem para papais e mamães que busquem e acreditem na capacidade de suas crianças”, finalizou orgulhosa a mãe de Wallace, Adriana Martins, 43. 
Autismo -  É uma disfunção global do desenvolvimento quatro vezes mais comum em homens. Estima-se que haja um autista a cada 300 pessoas no mundo. Autismo é considerado um transtorno que ocorre em diferentes graus de comprometimento, podendo ser apresentados a dificuldade de socialização e na linguagem; comportamentos repetitivos; interesse restrito; sensibilidade a sons, texturas, cheiros e sabores; além da irritação e choros.
Tratamento – Quanto mais cedo se iniciar o tratamento melhor para o desenvolvimento da pessoa afetada. As intervenções envolvem profissionais de várias áreas, como fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, pedagogos, psiquiatras, psicólogos, educadores físicos, fisioterapeutas, entre outros.
Texto: Natasha Albarado
Foto: Alessandra Serrão - NID/Comus
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário