quinta-feira, 6 de abril de 2017

Centro de Reabilitação está em novo endereço

2017-04-06 17:32:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto de homem fazendo fisioterapia
Foto: João Barreto
Serviço de reabilitação faz quatro mil atendimentos por mês
Com o objetivo de facilitar o acesso da população ao atendimento de qualidade, o Centro de Reabilitação da secretaria de Saúde de Macaé, está em novo endereço e com serviço especializado de ortopedia. O Centro de Reabilitação e o ambulatório de ortopedia, agora, estão funcionando no espaço onde funciona a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), da Barra.
A medida faz parte do processo de reestruturação da saúde, que busca a centralização de serviços afins. O atendimento ambulatorial conta com ortopedia, fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, gesseiro e raio x.

O serviço de reabilitação faz quatro mil atendimentos por mês, nas áreas de fisioterapia respiratória, vestibular (pacientes que apresentam tontura/vertigem), RPG, osteopatia, neuro adulto e fonoaudiologia neuro adulto (específico para pacientes com problemas neurológicos), terapia ocupacional, psicologia e assistência social. O serviço realiza ainda assistência aos pacientes amputados e distribuição de órtese, prótese, cadeira de rodas, sapato adaptado, andador, entre outros.

A diretora do Centro de Reabilitação, Kátia Souza, explica que o usuário deve comparecer à unidade com o encaminhamento médico, onde consta solicitação do procedimento específico. "Devido à grande demanda e, por se tratar de uma assistência individual, os pacientes com causas mais simples passam por uma triagem. Já nos casos de emergência, como pós-cirúrgico e fratura, o atendimento tem início na semana seguinte", explica.

Paciente do Centro de Reabilitação há três anos, Wagner Cordeiro Ribeiro, 33 anos, sofreu um acidente de moto na rodovia RJ-162, em Córrego do Ouro, em 2012, quando fraturou o crânio e ficou quatro meses internado, sendo três em coma na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

- Os médicos diziam que eu tinha apenas 2% de chance de sobreviver e, caso isso acontecesse, viveria em estado vegetativo. Hoje, agradeço todos os profissionais que cuidaram e ainda cuidam de mim. Com a fisioterapia, melhorei muito -, disse Wagner elogiando a equipe.

O fisioterapeuta Gladistone Ribeiro, que acompanha Wagner, ressaltou a evolução do paciente que chegou ao ambulatório com poucos movimentos e, hoje, está se preparando para conduzir sua cadeira de rodas. "O acidente deixou sequelas nos pés e as articulações calcificadas. Recentemente, ele passou por cirurgia no cotovelo, no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO) para melhorar a movimentação dos braços. Com isso, ele terá mais independência", frisou.

O Centro de Reabilitação funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h e está localizado na Rodovia Amaral Peixoto, S/N° - Barra de Macaé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário