sexta-feira, 7 de abril de 2017

Dia da Atividade Física tem aula ao ar livre em Belém

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 06/04/2017 14:43

  • / VIDA SAUDÁVEL / 06/04/2017 14:43

    Programação movimentou a manhã de moradores de vários bairros, atendidos na Unidade de Saúde do Benguí


Com música e muita animação, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) do Benguí reuniu cerca de 40 usuários atendidos pelo programa para uma aula ao ar livre no Ver-o-Rio na manhã desta quinta-feira, 6. A programação foi para comemorar, com muito exercício e suor, o Dia Mundial da Atividade Física.
Exemplo do dia, Raimundo Monteiro, 48 anos, cumpriu todos os movimentos propostos pelos profissionais e com um largo sorriso no rosto, mostrou toda a jovialidade e dedicação por uma vida mais saudável. Ex-fumante, ele encontrou na prática da atividade física a oportunidade de vencer o sedentarismo e o tabagismo. “Eu entrei na Unidade de Saúde do Benguí para o tratamento do tabagismo e fui apresentado ao NASF pela terapeuta ocupacional por causa de alguns problemas de saúde que acumulei devido o uso do cigarro. Hoje, pode chover, acontecer o que for, mas não perco as aulas. Vejo a atividade física como uma  satisfação pessoal e de saúde”, frisou.
A líder comunitária, Dinalva Neves, 56 anos, moradora do conjunto Carmelândia, também não perde as atividades do NASF. Para ela, que sofria de um problema de coluna e vivia para as atividades domésticas, a prática do exercício físico melhorou muito a vida, desde o sono, a alimentação até a interação com outras pessoas. “Está me fazendo muito bem. Os profissionais são ótimos e se preocupam de verdade com o nosso bem estar. Hoje, já consigo agachar e fazer movimentos que a coluna não deixava e fiz novos amigos. É um programa que faz muito bem também para a comunidade e cresce cada vez mais”, afirmou.
A mudança dos hábitos dessas pessoas e de muitas outras que procuram o atendimento multiprofissional do NASF Benguí deu origem ao nome do grupo “Motivação”, que hoje conta com mais de cem participantes do Carmelândia, Mangueirão, Benguí e Parque Verde. De acordo com a educadora física, Simone Souza da Silva, as atividades são desenvolvidas de segunda a sexta-feira e são abertas à comunidade. “Antes de qualquer atividade, fazemos uma avaliação da pessoa, considerando seu estado de saúde, doenças existentes, medicação e possíveis cirurgias, para que ela possa fazer o exercício adequado ao seu estado. Ao longo das atividades, elas são acompanhadas e orientadas pelos profissionais da equipe”, ressalvou Simone.
A educadora física reforçou que a interação nas aulas ao ar livre é fundamental para a socialização, visto que muitos usuários não têm com quem sair ou possuem histórico de depressão. “Nós já tivemos aulas em Mosqueiro, Parque dos Igarapés e em algumas praças. É uma forma de mostrar como a atividade física pode tirar essas pessoas da rotina e oportunizar a vivência em um espaço diferenciado, com saúde e alegria”, assegurou.
NASF
Em Belém, são 11 NASFs implantados, compostos por equipes multiprofissionais que dão apoio às Estratégias Saúde da Família (ESFs) e Unidades Municipais de Saúde para articulação com outras instituições e no planejamento de ações para a promoção e prevenção à saúde.
Texto: Paula Barbosa
Foto: Tássia Barros - Comus
Secretaria Municipal de Saúde (SESMA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário