sábado, 8 de abril de 2017

Ilha do Francês recebe ação de limpeza

2017-04-07 17:45:00 - Jornalista: Equipe Secom
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto de pessoas recolhendo lixo na Ilha do Francês
Foto: Rui Porto Filho
Materiais como plásticos e garrafas foram retirados do local
Uma das mais belas paisagens da cidade, a Ilha do Francês, recebeu sexta-feira (7) uma ação de limpeza e conservação de praia e costões. Promovida pela Secretaria Adjunta de Pesca e Aquicultura em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, a ação contou com cerca de 65 voluntários que recolheram resíduos deixados na ilha.
A atividade faz parte da Frente de Trabalho no período de defeso camarão e contou com a ajuda dos pescadores. "A secretaria se preocupou em integrar a ação, a fim de que os pescadores participassem. É importante o exercício de atividades nesse período de defeso. Além do trabalho, fica a sensibilização com o patrimônio ambiental e também seu ambiente de trabalho", afirmou a funcionária da Pesca e Aquicultura, Mariana Ramos.

Plásticos, garrafas, cacos de vidro, foram encontrados e retirados da ilha. O vice-prefeito, Vandré Guimarães, que também participou das atividades ressaltou a importância do trabalho como forma de educação ambiental. "É essencial atuarmos em ações como essa não apenas pela finalidade da retirada dos materiais, como também caminho de educação e preservação do meio ambiente", afirmou o vice-prefeito.

Pescadores também destacaram o valor da atividade. "Estamos ajudando a preservar o futuro. Temos que cuidar, seria ótimo se todos colaborassem", disse o pescador, Sidnei Gomes.

O trabalho contou com a participação das secretarias adjuntas de Defesa Civil, Serviços Públicos, a Guarda Ambiental e Marinha do Brasil. "Essa parceria faz com que o trabalho seja mais rápido e eficaz, dividimos responsabilidade e recursos. A nossa intenção é fazer mais ações como essas em outros locais, não vamos parar por aqui." afirmou a subsecretária de Meio Ambiente, Lívia Oliveira.

Alunos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio do Janeiro (UFRJ) também estiveram na Ilha e ajudaram na limpeza. "Essa ação é importante para a ilha, para os animais daqui. Além da integração da faculdade com a sociedade", afirmou a aluna Thainá Manduca, que ficou impressionada com a beleza natural do local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário