quinta-feira, 20 de abril de 2017

Obras do Museu de Arte de Belém integram exposição em São Paulo

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 20/04/2017 18:40

  • / CULTURA PARAENSE / 20/04/2017 18:40

    Empresa contratada pelo Instituto Tomie Ohtake buscou as peças no Mabe e fará o transporte até São Paulo


O acervo de obras do Museu de Arte de Belém (Mabe), situado no Palácio Antônio Lemos, já se tornou referência em exposições nacionais. Tanto, que o historiador e curador Paulo Herkenhoff, do Instituto Tomie Ohtake, solicitou três peças do Mabe para compor a mostra “Artistas do Moderno, a invenção da mulher”, que ocorrerá em São Paulo, no período de 13 de junho a 20 de agosto de 2017.
As obras solicitadas pelo Instituto são: Mendiga (de 1951), Vendedora de Cheiro (de 1947) e Vendedora de Tacacá (de 1937), todas de Antonieta Santos Feio. Elas vão compor a exposição que traz obras de artistas do século XIX até a primeira metade do século XX. São nomes como Abigail de Andrade, Bertha Worms, Anita Malfatti e Tarsila do Amaral, entre outras.
O Mabe pertence à Fundação Cultural do Município (Fumbel) e tem um acervo de 1.580 obras, entre pinturas, gravuras, desenhos, esculturas e mobiliários. Nesta quinta-feira, 20, equipes de uma empresa de transportes – contratada pelo Instituto Tomie Ohtake – estiveram na sede da Prefeitura de Belém para embalar e fazer o traslado das obras.
“Os museus criaram uma plataforma de trocas que nós chamamos de intercâmbio, por conhecer que esses ambientes têm um papel muito importante na transformação social. O Mabe detém de um acervo muito rico e importante para a memória de Belém, e poder ceder estas obras para exposições fora da nossa cidade é muito valoroso, pois estamos mostrando parte da nossa riqueza para o mundo”, ressaltou a diretora do museu, Dora Lúcia Lourenço.
A restauradora e conservadora do Museu de Arte de Belém, Rosa Arraes acredita que essa exposição é, sobretudo, uma forma de conhecer outras culturas, conceitos e conteúdos. “O Paulo (curador) é conceituado na área, e ele já esteve em Belém diversas vezes. Acredito que o fato de ele conhecer nossas obras influenciou para que ele solicitasse este intercâmbio. Estamos vendo nossas obras serem valorizadas e apreciadas pelo mundo”, avaliou.
O seguro das obras que irão para este intercâmbio está avaliado em aproximadamente um milhão e meio de reais. 
Texto: Karla Pereira
Foto: Alessandra Serrão - NID/Comus
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário