quarta-feira, 5 de abril de 2017

Prefeitura de Belém promove capacitação de servidores para elaboração do Plano Plurianual

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 05/04/2017 12:33

  • / PLANEJAMENTO / 05/04/2017 12:33

    A oficina de planejamento segue até sexta-feira, 7, no auditório do Núcleo de Informática Educativa (Nied), na travessa Padre Eutiquio.


Um dos principais instrumentos de planejamento dos governos municipais, estaduais e federal é o Plano Plurianual (PPA). É através deste planejamento, de médio prazo, que são definidos os programas, metas e ações para os quatro anos de um governo, além da projeção orçamentária das arrecadações feitas ao longo deste período, para que os investimentos em educação, saúde, infraestrutura, segurança, entre outros eixos de governo, possam ser executados.
É exatamente para a elaboração minuciosa deste planejamento para o período de 2017-2020 que a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Gestão (Segep), deu início, nesta quarta-feira, 5, a uma oficina de nivelamento e qualificação, direcionada aos servidores das áreas de planejamento de todos os órgãos e entidades da gestão municipal. A oficina segue até sexta-feira, 7, no auditório do Núcleo de Informática Educativa (Nied), na travessa Padre Eutiquio.
“No planejamento, a gente define quais são as áreas prioritárias e trabalhamos com políticas integradas, por isso todos os órgãos e entidades estão presentes aqui. É uma forma de otimizar recursos e de garantir a continuação de projetos estruturantes, obras, serviços e equipamentos públicos para a sociedade”, explicou o diretor de desenvolvimento do Município, Luiz Flávio Carvalho.
A oficina é ministrada por uma equipe da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), que durante os três próximos dias apresentará à equipe municipal não só os conceitos e atributos do PPA, como o passo a passo para a elaboração deste plano. O diretor de planejamento do Estado, Denísio Lima, apresentará ainda as metas e diretrizes estabelecidas no PPA do Estado do Pará.
“Ao elaborar o PPA do Município é preciso que eles estejam atentos às ações que serão realizadas pelo governo estadual, até para otimizar recursos. A gente trabalha para que não sejam feitos planejamentos isolados, é preciso ter uma visão regionalizada, estratégica e integrada. Precisamos estar bem alinhados”, enfatizou Brenda Rassy Maradei, da Seplan.
De acordo com o diretor geral da Segep, Mauro Gaia, após esse primeiro momento de integração e aplicação de conceitos, a Prefeitura de Belém promoverá uma série de oficinas internas para elaborar os programas, metas e ações para os próximos quatro anos.
Duas consultas públicas também devem ser realizadas até o fim de maio, para discutir com a sociedade as propostas levantadas. A previsão é de que na primeira semana de junho seja realizada a audiência pública final junto à população. O Plano Plurianual Municipal deve ser entregue à Câmara Municipal até o dia 31 de julho.
“Esse é um momento importante, o início de um novo mandato é quando temos a oportunidade de elaborar uma ação de governo planejada, para termos ações exitosas e eficientes ao longo dos próximos quatro anos. E essa integração com o governo do estado será fundamental”, declarou Gaia, que representou a titular da Segep, Nazaré Costa, na oficina.
Texto: Kennya Corrêa
Foto: Oswaldo Forte
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário