sábado, 8 de abril de 2017

Prefeitura entrega escola de tempo integral no Barreiro

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 07/04/2017 16:15

  • / EDUCAÇÃO / 07/04/2017 16:15

    Escola tem salas climatizadas e toda a estrutura para atender alunos em tempo integral


A palavra “Erê” vem do yorubá - grupo étnico africano – e significa brincar, prática considerada fundamental para o desenvolvimento social e educacional das crianças pequenas. A palavra também foi usada para dar nome à escola municipal de Educação Infantil Erê, inaugurada nesta sexta-feira, 07, no bairro do Barreiro, pela Prefeitura de Belém.
Antes uma creche, a nova Escola Municipal de Educação Infantil, conta agora com estrutura completa, conselho escolar, coordenadores, funcionamento em tempo integral, além de seis salas de aula climatizadas, brinquedoteca, playground, lavanderia, refeitório e ambulatório, entre outros. A nova estrutura foi entregue à comunidade pelo prefeito Zenaldo Coutinho e pela secretária municipal de Educação, Rosinéli Salame.
A diretora da Escola Municipal Erê, Josiane Conceição, trabalha há 13 anos no espaço e revela que, como professora e mãe, ficou encantada. “Nem meus filhos que estudaram em escola particular tiveram uma estrutura como essa”, declarou. “É um sonho uma estrutura assim, que não temos nem palavras pra agradecer. Temos uma escola de primeiro mundo”, afirmou emocionada.
Para quem se divide entre o papel de mãe e profissional, a escola em tempo integral vai contribuir para diminuir as preocupações. Suane da Costa, de 32 anos, é técnica em enfermagem e mãe do aluno Vinicius, que frequenta o maternal. Ela sabe da importância de ter o filho em uma boa estrutura,  enquanto trabalha.
“Deixar um filho numa creche é sempre um momento preocupante pra qualquer mãe. O Vinicius estuda aqui desde o ano passado, quando tinha 1 ano e 7 meses, e hoje, me sinto totalmente segura de deixá-lo aqui, porque sei que vou deixá-lo em um local bom, adequado e com profissionais competentes”, afirmou.
Suane representou as 136 mães de alunos matriculados na escola Municipal Erê e agradeceu ao prefeito Zenaldo Coutinho, em nome da comunidade.
“A gente vê que o dinheiro público está sendo bem empregado, pois dinheiro gasto com crianças, com educação, é sempre bem empregado”, enfatizou a mãe, que ainda agradeceu ao leite especial fornecido pela prefeitura para o filho dela que sofre de intolerância a lactose. “Tudo isso traz conforto e alegria pra gente”, garantiu Suane.
O prefeito Zenaldo Coutinho lembrou que a escola em tempo integral foi uma das demandas da comunidade durante o Fórum Territorial da Plataforma dos Centros Urbanos (PCU), realizado no bairro, e que agora se torna realidade.
“O que vejo aqui é algo que vai além do tijolo e do cimento. Essa escola é um sonho coletivo de mães, pais, professores, e o que entregamos hoje é uma estrutura digna para que possamos avançar naquilo que nos é mais precioso, que é a educação. Não existe futuro sem educação”, destacou o prefeito.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde e líder comunitário, José Luiz Moraes, conhecido como Zeca do Barreiro, também reforçou a importância da escola para a comunidade como um todo, inclusive para a diminuição dos índices de violência no bairro. “Me enche de orgulho ver essas obras sendo trazidas pra dentro do Barreiro. Não estão trazendo só uma escola pra gente, mas também dignidade. Educação é a base de tudo, crianças bem educadas não se envolvem com criminalidade, e as mães também podem trabalhar, aumentando a renda familiar”, disse Zeca.
A nova escola recebeu a benção do pároco do bairro, José Reinaldo Ferreira, da Igreja de São Benedito. A inauguração também contou com a presença de vereadores, secretários municipais e da banda da Guarda Municipal de Belém.
Reforma da Escola Inês Maroja – O prefeito Zenaldo Coutinho também esteve na Escola Municipal Inês Maroja onde assinou, com a titular da Semec, Rosinéli Salame, a ordem de serviço para início das obras de reforma do local.
“É muito bacana que, mesmo em meio a uma crise nacional, a gente consiga vir aqui e não só entregar uma obra, como dar início a outra. E espero, em breve, voltar aqui para entregá-la”, afirmou Zenaldo Coutinho.
A obra será realizada pela empresa Split Service Refrigeração, Comércio e Serviços LTDA e deve ser concluída em um prazo de 150 dias. As aulas na escola não serão paralisadas durante o período de obras. A diretora de Ensino da Semec, Socorro Aquino, informou que as turmas serão divididas em três turnos, para que seja possível continuar o ano letivo sem interferências.
Para o aluno Hélio Souza, de 16 anos, que frequenta o 8º ano na escola Inês Maroja, os transtornos que serão causados durante o período de obras serão superados. Hélio é portador de deficiência visual e sabe que, com a reforma, a escola se tornará um espaço ainda melhor e mais adaptado.
 ciente que depois vou estudar em uma escola melhor, e isso me deixa muito feliz. Vai ser uma escola sem fronteiras”, comemorou o menino.
“A realização dessa reforma na escola pra nós é um momento especial de celebrar, é mais uma vitória para o nosso bairro do Barreiro”, ressaltou o diretor da escola Inês Maroja, Alcemir Rodrigues.
Texto: Kennya Corrêa
Foto: Oswaldo Forte
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário