terça-feira, 4 de abril de 2017

Programa Céu Aberto é lançado na presença de irmãos colombianos

A Administração Municipal de Chapecó reuniu nesta tarde (03/04), no Auditório da Prefeitura, entidades, universidades, autoridades e representantes da sociedade civil para lançar oficialmente o Programa Céu Aberto – a Prefeitura na sua Rua, inspirado no Projeto Comunitário “Las Ciclovias”, de Bogotá, na Colômbia. O Alcalde de Medellín, Federico Gutiérrez Zuluaga prestigiou a cerimônia.
O “Céu Aberto” é um programa de ruas abertas para a cidade inteira, idealizado com para unir ainda mais as pessoas, animar, oferecer, interagir e integrar a todos, a fim de facilitar o acesso a serviços de cidadania e atividades de lazer nas áreas de assistência social, saúde, educação, cultura e esporte. O programa é uma iniciativa da Prefeitura de Chapecó com a parceria e o apoio de diversos órgãos e entidades da sociedade chapecoense.
O Prefeito Luciano Buligon ressaltou que o Céu Aberto irá aproximar ainda mais o Governo das pessoas e de ações de cidadania. “Este programa a Colômbia nos ajudou a construir e chega como um presente para Chapecó no ano do seu Centenário. Vamos provocar as comunidades para que se mobilizem a partir de uma Escola Municipal. Iremos aproximar ainda mais o Governo das pessoas”, enfatizou.
O Programa Céu Aberto objetiva facilitar o direito que é essencial a todos. Serão seis eventos, sempre aos finais de semana. O cronograma ainda está em elaboração. Em um mesmo dia e local, também será possível despachar assuntos de interesse das comunidades junto ao prefeito, secretários e diretores municipais, emitir documentos, medir a pressão arterial, participar de oficinas cultuais, fazer exames de diabetes, cortes de cabelo e conhecer as potencialidades dos cidadãos que vivem naquela localidade. Tudo isso ao som de música ao vivo e apresentações culturais, paralelamente a outras atividades.
Um programa comunitário que exige um esforço conjunto e organizado de toda a sociedade chapecoense, pois somente com a dedicação e o empenho de todos será possível obter o sucesso esperado. O estabelecimento de parcerias é um fator fundamental para o êxito do projeto, pois viabiliza a ampliação e a diversificação dos serviços oferecidos.
Declaração Conjunta de Cidades-Irmãs
Durante o evento o Prefeito Luciano Buligon e o Alcalde de Medellín, Federico Gutiérrez Zuluaga assinaram a Declaração Conjunta de Cidades-Irmãs nos dois idiomas, selando oficialmente a irmandade entre os dois povos. O documento declarou que “neste ambiente de diálogo, paz e harmonia, comprometem-se com a promoção permanente da ética, do respeito pelas diferenças e na superação de todas as fronteiras, com o fortalecimento dos laços de amizade entre seus povos e na ampliação do intercâmbio e aproximação entre as cidades-irmãs, no âmbito das relações culturais, esportivas, sociais, ambientais e econômicas”.
O Alcalde de Medellín lembrou que “em novembro vivemos uma tragédia que nos uniu para sempre. Venho a Chapecó com alegria, carinho, respeito e esperança. Chapecó é a minha Casa e de todos de Medellín. Amanhã teremos mais uma oportunidade para estarmos juntos novamente. Obrigado Brasil, obrigado Chapecó. Estou muito comovido de estar aqui. A fraternidade nos uniu e será indestrutível”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário