Estudantes de Educação Técnica do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo e profissionais de mecatrônica, mecânica, eletrônica e engenharia participaram de uma palestra Robótica Submarina (ROVs), ministrada em parceria com o Centro de Treinamento Underwater, na última semana.palestra-rov1
Na oportunidade, alunos e profissionais puderam ampliar conhecimentos já adquiridos e aprimorar o desenvolvimento de suas competências e habilidades na área de robótica submarina.
Segundo o técnico em mecatrônica e estagiário do Laboratório de Hardware do Colégio Castelo, José Luiz Gaioti Pereira Filho, de 18 anos, a palestra serviu para aprimorar conhecimentos sobre Robôs Submarinos. “Descobri o que eram robôs submarinos  aqui mesmo no Castelo, por ocasião da palestra no ano anterior, quando então comecei a pensar em trabalhar nessa área de ROVs. Ainda ano passado tivemos uma visita técnica na Underwater, onde pudemos operar os robôs. Dessa vez, o palestrante se mostrou muito qualificado e nos apontou o que é necessário ter para crescer nesta área.”, contou José Luiz, que ganhou uma bolsa de 50% para o curso de Piloto de ROVs, de um total de 10 bolsas sorteadas pelo Centro de Treinamento Underwater.
O que são? – ROVs (do inglês Remotely Operated Vehicle) são robôs submarinos equipados com câmera de vídeo e sensores, operados por controle remoto.
Texto: Moira Paula
Foto: Paulo Caetano