Artistas locais e autoridades debatem a cultura regional
Agentes culturais, artistas, gestores, pesquisadores, representantes dos Pontos de Cultura e de outras iniciativas do Programa Cultura Viva participaram do encontro
Pela primeira vez realizada em três distritos — Lumiar e São Pedro da Serra, em Nova Friburgo, e Barra Alegre, em Bom Jardim — a edição 2013 da Teia Rural recebeu agentes culturais, artistas, gestores, pesquisadores, representantes dos Pontos de Cultura e de outras iniciativas do Programa Cultura Viva para um fim de semana de debates, apresentações, articulações políticas e muito encantamento.
O encontro, realizado entre os dias 5 e 8, reuniu integrantes dos Pontos de Cultura de cerca de 40 municípios do estado do Rio de Janeiro, e também de representantes do Pará, Ceará, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Brasília. Além disso, estiveram presentes o secretário executivo do Ministério da Cultura (MinC), Marcelo Veloso, pela primeira vez em uma Teia Estadual; a secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do MinC, Marcia Rollemberg; a diretora de Cultura e Educação da Secretaria de Políticas Culturais do MinC, Juana Nunes; a coordenadora da Diversidade Cultural da Secretaria de Estado de Cultura, Olívia Bandeira; e o deputado Robson Leite, relator da Lei Cultura Viva no Estado do Rio de Janeiro.
Um dos destaques da programação foi a mostra artística, que contou com 21 apresentações culturais entre São Pedro, Lumiar e Santo Antônio e a participação de 165 artistas dos três distritos e de outras localidades do estado. Entre as manifestações culturais a Teia foi palco para os Sanfoneiros da Serra, a banda do Ponto de Cultura de Olaria, o mineiro-pau da E. M. Vieira Batista, a contação de história da Escola Granada, o grupo Danças da Terra e do Mar, do Ponto de Cultura Mãos de Luz, o Boi de Miracema do Ponto de Cultura Cara da Rua, o grupo Mais Leitura, a Banda Bordados, o coletivo Soul Atitude Social e os cantores Nelson Paes, Kleber Mendonça, Fá Gonçalves, Moara e Thiago Vernek.
Produção artística no meio rural: um dos destaques do encontro
Um dos principais temas debatidos no encontro foi a questão da produção cultural no meio rural. A Roda de Conversa dos Pontos de Cultura Rurais reivindicou a abertura de editais e políticas públicas específicas para o meio rural, que se garantam equipamentos de comunicação como a antena Gesac de acesso à internet e que a Secretaria de Estado de Cultura faça caravanas eescritórios móveis em localidades rurais para divulgação, esclarecimento e apoio aos próximos editais.
Para além da área rural, foram definidas resoluções como a mobilização para aprovação da PEC 150 (que define respectivamente 2%, 1,5% e 1% dos orçamentos federal, estaduais e municipais para a cultura e a gestão compartilhada do Fundo de Cultura. Já a Lei Cultura Viva, que transforma o Programa Cultura Viva em política de estado, está em tramitação no congresso e deverá em breve passar por sua votação final. Por sua vez, a lei estadual encontra-se na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, e precisa ser votada ainda em 2014, na atual legislatura do deputado Robson Leite (PT-RJ), que esteve presente no encontro, caso contrário será arquivada.
No site www.teiarj.org e na página www.facebook.com/teiaestadualdospontosdecultura encontram-se mais informações para interessados em acompanhar novidades sobre a rede de Pontos de Cultura do Rio.
O evento movimentou os distritos de Lumiar, São Pedro da Serra e de Barra Alegre (Bom
Nenhum comentário:
Postar um comentário