quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Aquele que deseja estudar e ser aprovado na universidade, têm a chance de se inscrever até o dia 10 de fevereiro no Pré-Vestibular Social da Secretaria de Educação. Os interessados podem se cadastrar das 8h às 12h, na sede do curso, que funciona na Rua Teixeira de Gouveia 264, Centro. A coordenação do projeto já recebeu cerca de 200 inscrições.


O curso, que também será iniciado no dia 10 de fevereiro, é reconhecido no município por promover a inclusão de estudantes, que não tem condições de pagar cursos particulares e também proporcionar a chance daqueles que estão longe dos estudos, também se dedicar às provas de vestibular.

Para cursar o Pré-Vestibular Social, basta ter o Ensino Médio completo ou estar cursando o terceiro ano do Ensino Médio. Estão sendo oferecidas um total de 480 vagas, sendo que 60 para os três turnos; manhã (7h20 às 12h), tarde (13h20 às 17h55) e noite (18h20 às 22h30). Para se cadastrar, os interessados devem apresentar duas fotos 3 X 4, xérox do CPF, carteira de identidade, declaração de conclusão do Ensino Médio ou do Histórico Escolar. Já os que desejam estudar no turno da noite devem levar também xérox da declaração de que está trabalhando.

Antes de entrar no pré-vestibular social, os alunos participam de palestras direcionadas sobre vestibular e orientação vocacional. Além disso, os alunos que não justificarem cinco faltas nas aulas não poderão frequentar o projeto social.

Em Macaé, o Pré-Vestibular Social se tornou referência para alunos de toda a região, principalmente, os que são de escolas públicas. Conforme levantamento da coordenação, a maior parte dos estudantes e aprovados do curso são interessados em estudar e também são aprovados em universidades como Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Universidade Federal Fluminense (UFRJ), além da Faculdade Municipal Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS) na cidade.

De acordo com registros, muitos dos alunos que passaram pelo projeto ocupam posições de destaque nas listas de aprovação. O coordenador, Reginaldo Moraes, lembra que a maior parte dos alunos aprovados para faculdades privadas foram contemplados com a bolsa ProUni. “O Pré-Vestibular Social é uma das provas que a rede municipal visa à qualidade do ensino”, destaca.

No decorrer do ano letivo, os alunos do Pré-vestibular comunitário participam de três simulados; o primeiro será nos meses de abril e maio conforme o padrão da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj); o segundo será aos moldes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Já o terceiro simulado será no mês de agosto, que vai seguir o padrão da UFRJ. Todas as aulas são ministradas por uma equipe de professores da rede municipal, que já atuaram em outros “cursinhos” reconhecidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário