Prefeitura entrega casas do Programa Cimento Social no Morro do Salgueiro
13/12/2013 13:17:00 » Autor: Flávia David/Fotos: Ricardo Cassiano
O prefeito Eduardo Paes entregou na manhã desta sexta-feira (13/12), no Morro do Salgueiro, na Tijuca, 30 casas do Programa Cimento Social. Os beneficiários, ex-moradores de áreas de risco da região, receberam imóveis de dois pavimentos,com sala, dois quartos, cozinha, banheiro e área social. A mobília das casas, fruto de parceria com a Caixa Econômica Federal, será entregue na próxima semana.
O Cimento Social, programa de habitação criado em 2007 pelo senador Marcelo Crivella, atual ministro da Pesca e Aquicultura, integra o programa de políticas habitacionais da Prefeitura do Rio, que está investindo R$ 50 milhões em obras do programa em diversas comunidades do Rio, com o objetivo de oferecer moradias dignas a famílias que viviam em áreas de risco.
Após visitar os imóveis, acompanhado dosnovos moradores, Paes disse que outras comunidades também serão beneficiadas:
- A Prefeitura do Rio recebeu do Governo Federal um recurso de R$ 350 milhões para obras de contenção de encostas. Vamos trabalhar imediatamente para implantar este projeto em outras regiões. O Cimento Social é uma ótima alternativa para solucionar os problemas vividos por pessoas que moram em condições precárias e sofrem as consequências de chuvas, como as que caíram sobre a cidade esta semana. É uma iniciativa que dá segurança às pessoas, permite que elas durmam em paz.
O ministro Marcelo Crivella apontou o apoio do governo municipal como fundamental para o sucesso do Cimento Carioca na cidade:
- Costumo dizer que cimento existe para unir. E o sonho do Cimento Social no Rio de Janeiro só se tornou realidade por conta dessa parceria. Estamos celebrando uma área que deixou de ser de risco graças ao trabalho fantástico das equipes da Geo-Rio.
O primeiro morador a receber as chaves foi José Jorge Ferreira, 65 anos, que vive na comunidade há 45 anos. Aposentado, Jorge afirmou que agora poderá viver com conforto e, principalmente, segurança:
- Estou muito feliz. A casa é ótima, espaçosa e segura. Agora conseguirei dormir e acordar tranquilo, com a certeza de que minha família estará segura quando chover, sem medo de que venha tudo abaixo.
O Coordenador-geral de Domicílios Precários do Programa Cimento Social, engenheiro Fernando Meira, acrescentou que todas as residências construídas pelo programa possuem o Habite-se, concedido pela Secretaria Municipal de Urbanismo, e cumprem com todas as exigências habitacionais do município, como a instalação de hidrômetro em cada uma delas. Vale relembrar que os moradores do Morro da Providência, Região Portuária da cidade, já foram beneficiados com 100 unidades.
A cerimônia desta sexta-feira, no Morro do Salgueiro, reuniu também o presidente da Geo-Rio, Márcio Machado, e o subprefeito da Tijuca, Gustavo Trotta, além de parlamentares e centenas de moradores da comunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário