segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Prefeitura entrega mais 520 imóveis no Bairro Carioca em Triagem

22/12/2013 12:57:00  » Autor: Ricardo Albuquerque - Fotos Raphael Lima

O prefeito Eduardo Paes entregou, neste domingo (22/12), as chaves de mais 520 apartamentos do Bairro Carioca, em Triagem, Zona Norte do Rio. O empreendimento é uma parceria do município com o governo federal e integra o Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV), destinado ao reassentamento de famílias que viviam em áreas de risco. O Bairro Carioca terá 2.240 unidades, distribuídas em 112 prédios, com área total de 125 mil metros quadrados, o que equivale ao tamanho de 20 campos de futebol.

Com a iniciativa, a Prefeitura do Rio beneficia mais 1.500 famílias que poderão passar o Natal e o Ano Novo nos condomínios 9, 10 e 14 da Rua Bérgamo. O prefeito Eduardo Paes recordou as chuvas intensas de 2010 e disse que zerar as áreas de alto risco é um dos grandes desafios da prefeitura:

— É uma alegria enorme está entregando esses apartamentos, às vésperas do Natal, o que permitirá as pessoas fazer a ceia de Natal na casa nova. Esse momento marca para melhor a vida de todas essas pessoas, que já sofreram muito com enchentes e alagamentos. Isso é muito importante para o programa de diminuição das áreas de risco ou de zerar essas áreas.  

Coordenado pela Secretaria Municipal de Habitação, o condomínio oferece, além das moradias prontas para serem ocupadas, uma Praça do Conhecimento, um Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI), uma Clínica da Família, além de escola, ginásio poliesportivo e um centro comercial. O projeto do empreendimento foi elaborado com base no conceito de bairro, com vias públicas integradas à malha viária da cidade. O secretário municipal de Habitação, Pierre Batista, explicou a importância de o projeto oferecer a infraestrutura necessária para o bem-estar das famílias:

— Eles estão tendo uma nova oportunidade de vida, principalmente as crianças que terão espaço para o lazer e escola próxima. Aqui é um modelo de moradia no sentido amplo. As famílias poderão viver de forma muito decente.

Emocionada com a oportunidade, a agente comunitário de Saúde, Janlice Bernardo dos Santos, 39 anos, viu a casa despencar pelo barranco em 2010, no Morro da Mangueira, devido às fortes chuvas. Desde 2011, ela e seus dois filhos sobreviviam graças ao aluguel social, mas agora vai passar o Ano Novo no apartamento que recebeu da Prefeitura do Rio.

— Quando tudo despencou, eu não tinha coragem de entrar na casa. Desde 2010, a casa estava interditada pela Defesa Civil, mas não tinha para onde ir. Tanto que os meus documentos e os dos meus filhos ficavam numa bolsa, caso acontecesse uma tragédia dava para salvar. Agora é muita felicidade, enfim vou ter uma vida digna. Vou fechar 2013 com chave de ouro. Eu ganhei na loteria — disse.

A mesma emoção tomou conta de Juliane Souza da Conceição, 23, que tem uma filha de dois anos. Após perder os pais adotivos, ela viu tudo descer por água abaixo no Morro do Livramento. Há mais de um ano inscrita no aluguel social e morando na Penha, Juliane terá a oportunidade de construir uma nova história de vida ao lado da filha.

— O projeto realmente é muito bom. Que Deus abençoe o prefeito e todas as pessoas envolvidas na construção desses prédios. Até minha filha terá direito a creche. É tudo muito bom, inacreditável. Nem dormi direito à espera dessa chave — disse ela, que escreveu uma carta de agradecimento ao prefeito.

Já o casal Gilberto Antunes de Brito, 28, e Patrícia Santos da Silva Debret, 36, vai se mudar esta semana para o novo apartamento com os quatro filhos. Elas saíram do Morro Chupa Cabra, em Triagem, onde moravam na encosta e sofriam com as goteiras em dias de chuva.

— Sem dúvida, a vida vai mudar muito e a gente não tem palavras para agradecer — admitiu Gilberto.

No Bairro Carioca estão sendo reassentadas famílias que vieram do Borel (Tijuca), Parques João Paulo II e JK (Andaraí), Mangueira e Metrô-Mangueira (Mangueira), Macacos (Vila Isabel), Alemão (Bonsucesso), Santos Rodrigues, Azevedo Lima e São Carlos (Estácio), Chacrinha e Pedacinho do Céu (Turano), Livramento e Chupa-Cabra (Triagem).

O Bairro Carioca está localizado ao lado estação do metrô de Triagem, de dois ramais trem da Central e de 14 linhas de ônibus. Os empreendimentos são destinados a famílias com renda de até R$ 1,6 mil (faixa I) e receberam, segundo a Caixa, investimento total de R$ 27 milhões com recursos do Fundo do Arrendamento Residencial (FAR).

Os apartamentos de 45 metros quadrados têm dois quartos, sala, banheiro, cozinha e área de serviço. Entre as unidades, 15 foram adaptadas para garantir condições de acessibilidade. O residencial tem infraestrutura completa com salão de festas, playground, pavimentação, meio-fio, redes de água e esgoto, drenagem e energia elétrica. As concessionárias Light e CEG vão manter equipes de plantão no condomínio para que os moradores tenham direito à tarifa social. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário