quinta-feira, 12 de dezembro de 2013


Projeto piloto do Edupesquisa ajuda a formatar as ações para 2014

11/12/2013 17:29:00
Quinhentos profissionais da Rede Municipal de Esino de Curitiba  participaram na noite desta terça-feira (10) do Seminário de Encerramento do EduPesquisa, projeto da Secretaria Municipal da Educação criado para estimular a produção de estudos e pesquisas científicas por profissionais da própria rede.
Por quatro meses, professores, pedagogos, educadores e outros profissionais da Educação, receberam bolsas-auxílio no valor de R$ 1.500,00 e desenvolveram  estudos na área e participaram  elaborar a versão final do projeto. O seminário foi no auditório da Unibrasil, no Tarumã.
Participaram além dos cursistas e tutores envolvidos na vesão piloto do projeto, a equipe do setor de Educação, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), parceria da realização do projeto. O projeto piloto Edupesquisa buscou a reflexão sobre a formação continuada dos profissionais da educação da rede municipal de ensino de Curitiba. “Teve o intuito de incentivar e fomentar a pesquisa e a investigação científica em ensino e aprendizagem entre profissionais da rede”, disse a secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo.
O resultado apresentado pelos bolsistas do projeto piloto auxiliará na definição do formato do projeto para as próximas edições. “É um projeto criado para acolher os profissionais da rede de ensino em suas especificidades, pois buscamos uma configuração multifacetada, híbrida, elaborada a partir de múltiplos diálogos e sobretudo por meio do encontro os que pesquisam e os que atuam nas unidades de snsino, nos mais diferentes bairros da cidade”, ressaltou Roberlayne.
Os primeiros estudos desenvolvidos pelos bolsistas pioneiros do projeto serão analisados por uma equipe formada por gestores da Secretaria Municipal da Educação e da UFPR e servirão para elaboração do formato final do projeto. Na edição de 2014, além de novos temas e metodologia, construída pelos próprios cursistas, o projeto terá ampliação de número de bolsas. Serão 1.200 vagas voltadas aos professores, pedagosos e educadores, além de profissionais que atuam na secretarias da Educação e núcleos regionais da educação.
Projeto      
Desenvolvido em parceria com a UFPR, com o apoio do Ministério da Cultura, o EduPesquisa foi avaliado pelo Ministério da Educação como uma das iniciativas que poderão vir a ser replicadas pelo governo federal em outros municípios brasileiros. Pelo projeto, profissionais do ensino recebem orientaçãos para desenvolverem investigações, pesquisas, produção e publicação de artigos científicos mediante estudos presenciais e em ambiente virtual de aprendizagem.
O processo do projeto piloto foi acompanho por professores da UFPR e contou com a avaliação de tutores selecionados entre servidores municipais e estaduais da educação e representantes da universidade. Os cursistas terão a oportunidade de publicarem seus artigos em uma revista eletrônica, que será lançada em 2014, para divulgar e promover a troca de conhecimentos entre outros pesquisadores.
Os tutores também receberam bolsas, que foram pagas pelo Ministério da Educação.
Motivação
Ajudar a consolidar um projeto de formação para os profissionais da rede foi, de forma geral, o que mais motivou os cursistas da primeira edição do projeto“O projeto trouxe  para dentro da rede uma nova perspectiva para o trabalho com o educação científica”, disse a pedagoga do núcleo regional do Cajuru, Deise Cristina dos Santos Marques.
Com 20 anos de rede, a professora Alessandra Rodrigues de Toledo, responsável pelos convênios na Coordenadoria de Atendimento às Necessidades Especiais da Secretaria Municipal da Educação, foi cursista dentro de um grupo que teve como eixo o trabalho em ambiente virtual  de aprendizagem – educação à distância. O resultado dos debates e reflexões do grupo de Alessandra transformou-se em documento que será encaminhado à Secretaria de Educação. “A Secretaria de Educação tem um grande potencial para desenvolver a capacitação de seus profissionais à distancia. Dessa forma sintetizamos o que o grupo compreendeu como melhor formato deste tema, para as próximas edições do projeto”, disse Alessandra.
Estiveram presentes no seminário final do EduPesquisa a superintendentea da Secretaria Municipal da Educação, Ida Regina Moro Milleo de Mendonçaa, a diretora do Departamento de Tecnologia e Difusal Educacional, Letícia Mara de Meira, a  coordenadora de formação continuada da secretaria da Educação, Cíntia Wendler, e a coordenadora do projeto EduPesquisa na UFPR, Valéria Ferreira. Também participaram a gerente de Educação à Distância da Secretaria da Educação, Patricia Pitta e a responsável pelo EduPesquisa na Secretaria, Mônica Rolim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário