Último adeus de Mandela em Qunu conta com 4,5 mil convidados
- Zuma agradeceu esforços do líder por construir uma África do Sul democrática: ‘Obrigado por ser tudo o que precisávamos em um líder’
- Arcebispo emérito Desmond Tutu, Prêmio Nobel da Paz, participou da cerimônia após polêmica
Tópicos da matéria:
QUNU, África do Sul — Depois de dez dias de homenagens, sul-africanos e chefes de Estado se despediram pela última vez do ex-presidente Nelson Mandela neste domingo, em Qunu, vilarejo onde o líder nasceu e será enterrado. Dos 4,5 mil convidados que participaram do funeral, uma das grandes surpresas foi o arcebispo emérito Desmond Tutu, Prêmio Nobel da Paz e amigo de longa data de Mandela, que chegou a dizer que não participaria do sepultamento. A cerimônia contou com ainda a presença do príncipe Charles, representando sua mãe, a Rainha Elizabeth II, entre muitos outros chefes de Estado, e figuras como a apresentadora de TV dos EUA Oprah Winfrey. Moradores de Qunu assistiram ao funeral por um telão montado próximo ao local. Soldados que fazem a segurança da área também acompanharam a despedida do líder africano. Após funeral, o corpo de foi levado para local onde será sepultado.
A cerimônia começou às 4h (horário local) com uma salva de tiros de canhão, enquanto o caixão, envolto na bandeira sul-africana, era transportado por um veículo militar. Em discurso, o presidente Jacob Zuma agradeceu os esforços de Mandela por construir uma África do Sul democrática. E aos familiares do ex-presidente por terem compartilhado Mandela com o mundo.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/mundo/ultimo-adeus-de-mandela-em-qunu-conta-com-45-mil-convidados-11074477#ixzz2nXWn5UEh
© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário