sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Começa nesta sexta o brasileiro de futevôlei

31/01/2014 10h00 - Jornalista: Thales Coutinho

Sorteio dos grupos na categoria masculina aconteceu na noite desta quinta-feira
Tudo pronto para a bola subir na primeira etapa do circuito da Liga Nacional de Futevôlei em 2014. O evento começa nesta sexta-feira (31), às 9h, na arena montada entre a Praia do Pecado e a Lagoa de Imboassica, com a partida entre Macaé e São Paulo. O campeonato segue até domingo (2), quando acontecem as semifinais e finais, com transmissão do Sportv. A competição reúne grandes clubes do país e conta com o apoio da Prefeitura de Macaé, através da Fundação de Esporte e Turismo (Fesportur). 

O sorteio dos grupos na categoria masculina aconteceu na noite desta quinta-feira (30), na Pousada Brisa da Costa, no Novo Cavaleiros. Atual líder do ranking brasileiro de futevôlei e um dos favoritos ao título, a equipe do São Paulo foi cabeça de chave no Grupo 1. Através de sorteio, completam a chave, Fluminense e Macaé.

Todas as equipes são compostas por dois jogadores de futevôlei e um ex-jogador que tenha passagens pelo clube que representa. Marcelo Xuxa, ex-jogador do Macaé e praticante do futevôlei há mais de 20 anos, revela a importância da presença da torcida apoiando.

“Nossa expectativa é de um grande evento e posso afirmar que a equipe macaense vem forte para a competição. Infelizmente caímos em uma chave muito dura com o São Paulo e Fluminense mas viemos de uma carga de treinamentos muito boa e, sem dúvida, com o apoio do torcedor macaense tentaremos surpreender as grandes equipes”, declarou Xuxa.

Segundo colocado no ranking nacional, o Flamengo tem, no Grupo 2, Santos e Grêmio como adversários. Já o Grupo 3 é composto por Vasco, Cruzeiro e Corinthians. E finalizando o chaveamento, pelo Grupo 4, Atlético-MG enfrenta Botafogo e Madureira.

As duas equipes de melhores campanhas avançam para as quartas-de-final que acontecem no sábado (1). As partidas serão realizadas em melhor de três sets de 18 pontos. Em caso de empate em sets, o tie break é de 15 pontos. Já o sistema de pontuação é definido da seguinte forma: em caso de vitória por dois sets a zero, a equipe vencedora soma três pontos e a perdedora zero. Já em caso de vitória por dois sets a um, o time que levar a melhor recebe dois pontos e o trio derrotado soma um ponto.



Regras da competição

Pelas regras do torneio, cada time do masculino é composto por três atletas, sendo que um deles será sempre um ex-jogador de futebol e mais dois atletas profissionais de futevôlei.

A partida começa sempre com um ex-atleta e um profissional em quadra, sendo que o ex-atleta de futebol só poderá ser substituído quando seu time levar nove pontos no set, que tem 18 pontos. A substituição entre os atletas de futevôlei pode ser feita de forma livre.



Mulheres em ação

As mulheres também entrarão em quadra mostrando que são boas de bola. Quatro equipes duelam pelo titulo: Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo. Todas jogam contra todas e as duas melhores avançam para a grande final. Buscando manter a hegemonia na Liga Nacional de futevôlei, a dupla do Flamengo Josy e Taissa são as favoritas ao título.



Confira as equipes participantes:



Masculino

Flamengo – Paulo Roberto / Anderson / Tatá

Fluminense – Gabriel / Rodrigo ET / Pará

Vasco – William / Leandro / Gaetano

Botafogo – Julinho / Helinho / Papel

Madureira – Bruno Reis / Eduardinho / Marcelinho

Macaé – Marcelo Xuxa / Jaime / Adonias

São Paulo – Alex Dias / Bello / Vinícius

Corinthians – Edilson / Guigui / Preto

Santos – Esquerdinha / Bebeça / Tapioca

Grêmio – Éder Gaúcho / Léo Tubarão / Paraná

Atlético Mg – Lira / Luciano / Rodrigo Lacraia

Cruzeiro – Claudio Adão / Isael / Fábio



Feminino

Flamengo – Josy / Taissa

Fluminense – Lana / Patricinha

Botafogo – Ana Paula / Bianca

Vasco – Luiza / Luiza

Nenhum comentário:

Postar um comentário